TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e otimização

Seminário: Planejamento e otimização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Seminário  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento e otimização

Esta linha de pesquisa aborda o desenvolvimento de modelos e métodos matemáticos e

computacionais para apoio a tomada de decisões sobre o planejamento, scheduling e operação de sistemas de grande porte. Envolve o uso e elaboração de modelos matemáticos, técnicas de otimização, simulação, métodos (meta) heurísticos, algoritmos, inteligência computacional, pesquisa operacional, engenharia econômica e gestão.

Exemplos de projetos de pesquisa:

 Planejamento e scheduling de processos petroquímicos e de gás natural: Esta linha de pesquisa propõe o estudo e desenvolvimento de modelos para auxiliar o gerenciamento de operações de transferência e estocagem em refinarias e redes de terminais portuários. Em especial, aplicam-se técnicas de otimização (Programação linear inteira mista, programação lógica por restrições, técnicas heurísticas, entre outras) em problemas de planejamento e scheduling relacionados ao transporte e armazenagem de petróleo e produtos refinados. A escolha das aplicações caracteriza de um modo geral a maior parte das operações de transporte / armazenamento de produtos em refinarias e demais atores da cadeia de suprimento do petróleo e bio- combustíveis.

 Otimização de sistemas de grande porte: Planejamento e otimização de sistemas de grande porte, tais como sistemas de distribuição de energia elétrica, sistemas de abastecimento de água, redes de dutos, redes de telecomunicações, etc.

 Sistemas Logísticos e de Manufatura: Esta linha de pesquisa utiliza conceitos de Pesquisa Operacional (PO) - métodos exatos e heurísticos - com o objetivo de otimizar problemas da indústria de manufatura, em especial problemas de logística / gerenciamento da cadeia de abastecimento, problemas de balanceamento de linhas de produção, sequenciamentos em gargalos produtivos, minimizações de set-ups, problemas de flow-shop e job-shop, dentre outros

BIBLIOGRAFIA

http://www.anhanguera.com/

http://guiadoestudante.abril.com.br/

http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2011/02/guia-de-carreiras-engenharia-de-automacao.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com