TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Ensaio: Planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Ensaio  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

ergunta 1

Após a reunião de planejamento estratégico anual de sua organização, o responsável por uma unidade de negócio resolveu implantar um projeto para dinamizar a aprendizagem organizacional em sua unidade. Para isso, promoveu, entre seus liderados, o seguinte conjunto de ações:

I - Estimulou a participação dos seus subordinados nas decisões.

II - Promoveu o trabalho em equipe.

III - Passou a recompensar sugestões e críticas recebidas.

IV - Desenvolveu ações de desenvolvimento de competencias para seus subordinados.

Considerando o objetivo, são corretas as ações:

Resposta

a.

II e III

b.

I e II

c.

II e IV

d.

I e III

e.

I, II, III e IV

0,2 pontos

Pergunta 2

Pelo menos uma vez na vida, cada um de nós experimentou a sensação de pertencer a uma grande equipe . Não só pelos resultados que ela alcançou, mas pelo espírito de luta, a confiança mútua, a sinergia dos relacionamentos e a vontade de vencer. No entanto, nenhuma equipe já nasce assim. Grandes equipes são organizações que aprendem; conjuntos de indivíduos que aprimoram, constantemente, sua capacidade de criar, e a verdadeira aprendizagem está intimamente relacionada com o que significa ser humano (SENGE, 1990:22). Dessa forma, grandes equipes são organizações que aprendem a desenvolver novas habilidades e capacidades, que levam a novas percepções e sensibilidades que, por sua vez, revolucionam crenças e opiniões (ciclo de aprendizado profundo) (RICHE E ALTO, 2001:36) .

Em relação às organizações que aprendem, avalie as afirmações e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta.

( ) Existe uma visão compartilhada com a qual todos concordam.

( ) As pessoas pensam em todos os processos, atividades, funções organizacionais e interações com o ambiente como parte de um sistema de inter-relacionamentos.

( ) As pessoas não se comunicam, pois receiam punições ou críticas de seus superiores.

( ) As pessoas adotam suas velhas ideias e cultivam rotinas padronizadas para solucionar problemas ou realizar seu trabalho.

Resposta

a.

F, F, V, F

b.

F, F, V, V

c.

F, V, F, V

d.

V, V, F, V

e.

V, V, F, F.

0,2 pontos

Pergunta 3

Gerenciar o conhecimento consiste em procurar alinhar a educação dos colaboradores com os objetivos estratégicos do negócio. A necessidade de formular sistemas educacionais competitivos, que incorporem os recursos tecnológicos e os métodos de aprendizagem os quais promovam a transição de aprendizes passivos para profissionais ativos demanda uma forma de aprender mais dinâmica, ativa e participativa e, por sua vez, mais eficaz. Para atingir esse objetivo, as organizações devem: Assinale a alternativa correta.

Resposta

a.

Mudar o foco do cliente

b.

Reter a informação.

c.

Melhorar a descrição de cargo

d.

Promover a aprendizagem contínua de seus colaboradores.

e.

Centralizar o conhecimento como fator competitivo

0,2 pontos

Pergunta 4

Para Garvin et al (1998, apud BALCEIRO E BALCEIRO, 2001), um empresa aprende por diversos motivos: pela curiosidade (é necessário encontrar uma maneira melhor de realizar um determinado processo ou tarefa); pela experiência (quando se realiza algo novo ou alguma mudança que funciona ou melhora um processo ou tarefa, ou quando se verifica que alguma coisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com