TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico.

Tese: Planejamento estratégico.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  Tese  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 4

1) Diferencie planejamento estratégico, tático e operacional, indicando a abrangência de cada um.

R= Planejamento estratégico abrange toda a organização e prevê o futuro dela. Nele é feita a formulação de objetivos para seleção de programas de ação e sua execução, considerando a situação interna e externa da organização e o alcance esperado. É de suma importância para o sucesso da empresa, e a realização desse planejamento se dá principalmente pelos gestores do topo, considerando a grande importância de decisões necessárias a serem tomadas.

Planejamento tático envolve cada departamento da organização, onde estes devem elaborar seu planejamento tático sendo este subordinado ao estratégico. É definido a nível intermediário da organização, sendo voltado para coordenação e integração, diz respeito a atividades internas.

Planejamento operacional é desenvolvido pelos baixos níveis da gerência.

Ele é gerado a partir do planejamento tático e este decorre do estratégico. O planejamento operacional se realiza através de planos de operação que se traduzem em procedimentos, orçamentos e programas.

2) Quais os elementos do organograma de uma organização formalizada? Identifique esses elementos em uma das organizações estudadas na Unidade 1.

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal da organização.

Os cargos são representados por retângulos e a posição deles no organograma determina seu grau de hierarquia e seus subordinados.

Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver seu cargo no organograma, maior será seu poder na empresa. No horizontal os cargos são igualados, ou seja, estão no mesmo nível de hierarquia.

A empresa estuda na Unidade I é representada pelo organograma horizontal, pois a mesmo é composta pelos sócios que estão no topo ,logo abaixo vem o gerente geral ,seguidos no mesmo nível RH , TI ,Gerentes de Vendas , Departamento Financeiro, abaixo e no mesmo nível Departamento Comercial, Encarregados da Oficina, Vendedores e Serviços Gerais.

3) Para você, qual o papel do líder no alcance dos objetivos nas organizações? Nas empresas estudadas na Unidade 1, qual o estilo de

liderança é adotado nas mesmas? Justifique.

Nenhuma empresa consegue sobreviver sem a presença de um líder. O líder é quem

deve influenciar sua equipe a trabalhar ,dando o melhor de si em busca de um objetivo comum que é o sucesso da empresa , buscando sempre atingir os melhores resultados e mantendo a força de vontade e a satisfação da equipe alinhadas ao

alcance de seus objetivos pessoais e organizacionais inspirando confiança e força . Ele deve ser um exemplo para toda a equipe, precisa estar atento à coerência entre o seu discurso e as suas atitudes. O líder tem que estar ciente da importância do seu papel na empresa.

Na Organização estudada é adotado o estilo de Liderança democrático ou participativo, pois ele ouve as opiniões, aceita sugestões, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com