TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento financeiro

Tese: Planejamento financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

administração

Minha Conta

Doar Trabalho

Trabalhos Salvos (0)

Sair

Contate-nos

/ Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Planejamento Financeiro - É uma atividade que requer centenas de dados coletado e digitados por meio de informações coletados dentro e fora das organizações. Processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com o objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Para que tudo aconteça de uma forma correta o planejamento e controle deve andar lado a lado. Para isso devemos entender bem o que é Planejamento financeiro de longo prazo, Planejamento financeiro de curto prazo, Planejamento de caixa, Previsão de vendas e Planejamento de lucro.

2.2. Demonstrativos Orçamentários - Orçamento Financeiro também é muito importante para as empresas, já que a partir dele que são executadas as transações financeiras. É estabelecida a taxa de crescimento e feito a previsão de quanto se irá "ganhar e gastar". Isso acontece, porque as empresas devem planejar antes do projeto ser executado. Nesse caso, o empresário, fará uma tabela e, através de informações quanto ao mercado, ou com informações de experiências próprias, estipulará as vendas mensais, os gastos mensais, pra, só assim, definir sua estratégia para alcançar seu objetivo com eficiência. Vale lembrar, que, alcançar o objetivo com eficiência sem um orçamento financeiro, de no mínimo dois anos, para não dizer impossível, se torna extremamente difícil, pois, o empresário não estará a um passo a frente dos fatos, mas ao contrário, ele estará sempre um passo atrás, já que, quando acontecer algum imprevisto (queda de vendas ou aumento da concorrência), ele tomará medidas na base do improviso, não sabendo qual a verdadeira consequência que terá em sua empresa. Acabada a projeção completa de orçamento operacional, o próximo passo é elaborar demonstrativos financeiros. Estes demonstrativos é que vão demonstrar os resultados da empresa para um período predeterminado.

2.2.1. Demonstrativos do resultado do exercício projetado - Tem como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. Da junção do orçamento de vendas com os gastos orçados num determinado período, normalmente, doze meses, isso chamasse DRE projetado.

Tabela 1 - MODELO DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

RECEITA OPERACIONAL BRUTA

Venda de Produtos

Venda de Mercadorias

Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÃO DA RECEITA BRUTA

Devolução de Vendas

Abatimento

Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS

Custo dos Produtos Vendidos

Custos das Mercadorias

Custos dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS

Despesas Financeiras

Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS

Despesas Financeiras

(-) Receitas Financeiras

Variações Monetárias e Cambiais Passivas

(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não circulante

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E SOBRE O LUCRO

(-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro

= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Benéficas, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados.

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstracaodoresultado.htm

2.2.2. Fluxo de caixa projetado – É o instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período – pode ser diário, semanal, mensal, etc. O fluxo de caixa é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização.

2.3. A necessidade de se cruzar o planejamento com execução real e suas medidas corretivas – é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado, isto se nomeia Controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo. Sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

2.4. Ferramentas de análise de investimentos - Fazem com que a empresa integre procedimentos de cálculos do valor do dinheiro no tempo, considerações de risco e retorno e conceito de avaliação para selecionar gastos de capital compatíveis com o objetivo de maximização da riqueza dos proprietários da empresa.

2.4.1. Valor Presente Líquido (VPL) – É uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimentos. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação calculada a partir de uma taxa dada e de seu período de duração. Se ele for positivo, significa que o investimento é economicamente viável, vai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com