TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento financeiro e intervenção temporária na moeda

Projeto de pesquisa: Planejamento financeiro e intervenção temporária na moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.809 Palavras (20 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

O vasto conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas.

É preciso conhecer o mundo das finanças, para isso se faz necessário aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para facilitar o entendimento sobre o assunto afim de que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.

O mercado financeiro se apresenta com muitas oportunidades de investimentos. Para se almejar grandes resultados financeiros exigem-se grandes riscos de investimentos. Mas quem decide o grau de risco a correr em um negocio não correr o risco, terá, proporcionalmente, o retorno.

Risco e retorno atuam de forma direta na relação de investimentos. Como isso poderá decidir ações que proporcionarão por mais ou menos investimentos e que resultado poderá se esperar.

Etapa 1

Planejamento financeiro e a Interferência do tempo sobre a moeda

- O que é planejamento da administração financeira e porque é necessário ter um planejamento financeiro; qual/como acontece a interferência do tempo sobre a moeda; Quais são as Habilidades/conhecimentos/características de um administrador/gestor financeiro.

Planejamento Financeiro é o processo formal que conduz a administração da empresa a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas, a administração poderá visualizar com antecedência as possibilidades de investimento, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que considere necessário manter em caixa, visando seu crescimento e sua rentabilidade.

O tempo é um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro. Quanto maior o período, maiores serão as influências dos agentes externos sobre o poder de compra da moeda específica. Os três principais fatores que fazem com que a moeda perca valor ao longo do tempo são: a inflação (aumento geral de preços na economia), o risco (ou incerteza acerca do futuro) e preferência pela liquidez (refere-se ao grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa).

O principal papel do Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões e improvisações sobre o que fazer com eles. Sabidamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros com a redução das despesas financeiras. Se os fluxos de caixa são otimizados, obtém-se maior segurança na utilização do capital de giro. Essa é e deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos da sua receita operacional.

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados de negócio e projeção de resultados do negocio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto as necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo à gestão financeira, através

do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização.

Resolução Questão Proposta:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Período: 1

Aplicação: R$50.000,00

Taxa de desconto: 6%

Valor Futuro: VF= VP(1+R)ⁿ = 50.000(1+0,06)¹ = 53.000,00

Período: 1

Aplicação: R$50.000,00

Taxa de desconto: 12%

Valor Futuro: VF= VP(1+R)ⁿ = 50.000(1+0,12)¹ = 56.000,00

Conclusão:

O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar. Se você procura retornos maiores nos seus investimentos, saiba que quanto maior o retorno, maior o risco.

Etapa 2

Resolução Questão Proposta:

- Realizar os cálculos sobre dois tipos de investimentos (poupança e dólar) e, em seguida, fazer uma análise comparativa indicando qual aplicação é mais rentável e apresenta o menor risco.

Taxa Selic anual: 10,90%

Inflação corrente anual: 6,5% (meta para 2014)

INVESTIMENTO I: Possui ações negociadas em bolsa com nível de risco sistemático 1,02. Sabe-se que a Taxa Selic é igual a 10,90% a.a, o retorno esperado do Ibovespa é de 15% a.a, onde o retorno mínimo esperado é de:

Ks = 0,109 + 1,02 * (0,15 – 0,109)

Ks = 0,109 + 1,02 * 0,041

Ks = 0,109 + 0,04182

Ks = 0,15082 * 100 = 15,082%

INVESTIMENTO II: Possui ações negociadas em bolsa com nível de risco sistemático 1,03. Sabe-se que a Taxa Selic atual do país é de 10,90% a.a, o retorno esperado do Ibovespa é de 1,174% a.m, onde o retorno mínimo esperado é de:

Ks = 0,109 + 1,03 * (0,1498 – 0,109)

Ks

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com