TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento,Organização,Liderança E Execução

Artigos Científicos: Planejamento,Organização,Liderança E Execução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Ao contrário do que se pensa,o ensino ou educação a distância não tem seu início marcado pelo surgimento das novas tecnologias.Há autores que apontam manuscritos como as cartas de Platão e as epístolas de São Paulo como sendo a experiência mais antiga de EAD.

O primeiro avanço tecnológico para o crescimento do ensino a distância foi proporcionado pela máquina de impressão inventada por volta de 1450,por Johann Gutemberg.A partir de então,a palavra passou a ser reproduzida em larga escala.

No final do século XVIII,com o desenvolvimento do serviço postal na Europa, surgiram as primeiras experiências de educação por correspondência.Até meados do século XX,esta era a única forma conhecida de EAD.

Por volta de 1950,o ensino a distância passou a ser influenciado pelos novos meios de comunicação de massa:o rádio e a televisão.Com a disponibilização de imagem e som,a sala de aula podia ser reproduzida e enviada para o aluno.

A comunicação era unilateral,isto é,apenas o professor podia transmitir informações ao aluno,sem nenhuma interface.Porém,começaram a surgir conferências telefônicas,proporcionando comunicação bilateral,ou seja, entre professor e aluno. Os cursos por correspondência que se utilizavam dessa tecnologia tinham custos elevados.

Com o surgimento da internet,a EAD passou a despontar como a principal alternativa de comunicação de alunos com o professor e entre si.Essa comunicação pode ser por e-mails,chats ou bate-papo em tempo real.

A cada dia a comunicação via internet se aprimora e hoje o recurso de videoconferência encontra-se praticamente democratizado.A webcam aboliu principalmente a desculpa de que faltava o "olho no olho" nos processos de ensino-aprendizagem.

No Brasil, o Telecurso 2000 e o Instituto Universal Brasileiro constituem exemplos dos mais antigos e respeitados programas de EAD.Contribuíram muito para iniciar a criação de uma nova cultura de aprendizado que firma-se a cada dia que passa, sobretudo na área de treinamentos corporativos.

A EAD permite atender a um público muito maior e mais variado que os cursos presenciais.Promove eliminação ou redução de barreiras de acesso a cursos ou níveis de estudo, bem como diversificação e ampliação da oferta de cursos.Oferece oportunidade de formação adaptada às exigências atuais,principalmente a pessoas que não puderam freqüentar escolas tradicionais ou que não teriam como voltar a continuar a estudar sem a EAD.

A EAD atende pessoas ocupadas, sem disponibilidade de horários e otimiza o tempo livre. Tempo e conveniência são fatores relevantes no atual universo globalizado, caracterizado pelo excessivo acúmulo de atribuições e tráfego intenso nos grandes centros urbanos.EaD implica ausência de rigidez quanto a requisitos de espaço (onde estudar?),assistência às aulas e tempo (quando estudar?)e ritmo (em que velocidade aprender?).Promove uma eficaz combinação de estudo e trabalho. Permite a permanência do aluno em seu ambiente profissional,cultural e familiar. Oferece formação fora do contexto da sala de aula tradicional.

A EAD pode ser considerada uma ferramenta de inclusão social,pois beneficia eficazmente pessoas portadoras de deficiências físicas graves como paralisia, por exemplo,que não podem sair de casa com facilidade.Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com