TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento,Organização,Liderança E Execução

Ensaios: Planejamento,Organização,Liderança E Execução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

1 –Planejamento

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar,criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração,que está relacionada com a preparação,organização e estruturaçãode um determinado objetivo.É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.Posteriormente,o planejamento também a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas (feedback).

Um indivíduo que utiliza o planejamento como uma ferramenta no seu trabalho demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro,aumentando a sua racionalidade e eficácia.

Existem três níveis de planejamento:estratégico,tático e operacional.O estudo dos sistemas, proposto por L. Bertalanffy,originou grandes avanços na área tecnológica do planejamento, revolucionando a educação,a organização militar e a forma como são tratados os problemas ecológicos.

O conceito de planejamento tem um caráter multidisplinar.Por exemplo,o planejamento econômico - que surgiu depois da II Guerra Mundial em alguns países ocidentais - tem como objetivo determinar objetivos e meios dentro de uma empresa,criando estratégias que culminam no benefício dessa mesma empresa.

No Brasil, o Ministério do Planejamento foi criado em Janeiro de 1962, e o seu nome foi alterando ao longo dos anos, até se tornar no MPOG - Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão. Este ministério tem como alguns dos seus objetivos fazer o planejamento e coordenação de políticas de gestão da administração pública federal e viabilizar novas fontes de recursos para planos do Governo.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um importante componente do planejamento empresarial, que facilita de forma substancial a gestão de uma empresa.

Pensar e fazer planos de uma maneira estratégica é essencial no contexto do empreendedorismo, porque facilita na determinação de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais

valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.

O planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico.É de grande importância para a empresa,sendo que remete para a previsão das receitas e despesas,criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.

É possível identificar Planejamento no caso "NESTLÉ o novo “paternalismo” de Ivan Zurita: exemplo de gestão orientada para a liderança".Quando o caso nos retrata o seguinte:

| Central de Cases 10

Planejando o futuro

O processo de administração estratégica da empresa passa pela avaliação de comoa empresa pretende obter as vantagens competitivas no mercado escolhido;envolve a análise sistemática da situação de forma a reduzir ao máximo a probabilidade de se cometer erros.Assim,o processo de administração estratégica de uma organização é um conjunto sequencial de análises e escolhas, que podem aumentar sua probabilidade de tomada de boas decisões e de estratégias que lhe gere vantagens competitivas,ou seja, maior valor econômico que a de suas concorrentes.

Esse processo se inicia,de fato,logo na definição da missão da empresa,isto é,seu propósito de longo prazo,e seus objetivos,alvos específicos e mensuráveis.Após,são definidos missão e objetivos,as análises externa e interna.A análise externa identifica as principais ameaças e oportunidades existentes no mercado e ambiente competitivo no qual está inserida.Esse exame concerne igualmente à evolução provável desse ambiente e quais as implicações prováveis decorrentes para a empresa.O exame dos fatores internos identifica as fraquezas e as forças internas da organização,assim como quais seus recursos e capacidade de enfrentar os problemas,a forma de usar o máximo de suas eficiências como fonte,sobretudo,de suas vantagens competitivas,mas também de mudanças e melhorias em suas deficiências.

Depois de elaborada esta análise microeconômica,de forma profunda e detalhada,a empresa realiza suas escolhas estratégicas.Estas se dão basicamente emdois níveis.O primeiro,no de negócios,i.e., que diz respeito às ações praticadas para a obtenção de vantagens competitivas em um mercado ou setor específico como a liderança de custos e a diferenciação do produto.O segundo,no nível corporativo,que diz respeito às ações praticadas pela empresa para obtenção de vantagens competitivas operando em diversos mercados ou setores simultaneamente,como,por exemplo, a integração vertical,a diversificação,as alianças estratégicas,as fusões e aquisições.

De toda a maneira,o planejamento estratégico da empresa deve respaldar a missão da empresa,ser consistente com seus objetivos,explorar por meio de seus pontos fortes as oportunidades e neutralizar as ameaças existentes,assim como mitigar seus pontos fracos.

Por fim,mas não menos importante,a implementação da estratégia é fundamental para a realização do processo de gestão estratégica.Concerne as

políticas adotadae práticas organizacionais,i.e, a estrutura organizacional formal da empresa,seu sistemas formais e informais de controle gerencial e sua política de remuneração que devem ser consistentes com a estratégia escolhida.Só com essa consistência,a probabilidade de êxito em sua implementação aumenta.

Até o momento,a estabilidade do mercado brasileiro possibilitou à Nestlé desenvolver um plano master de 10 anos.

Este planejamento é revisado anualmente com o objetivo de responder de forma ágil às transformações do cenário competitivo.“O Brasil está mais estável,então se pode planejar melhor.No Brasil,cada aumento de três por cento leva-me a construir uma fábrica nova. (...) Se quiser me manter,na posição que tenho hoje – num país que cresça cinco por cento ao ano – tenho de construir duas fábricas por ano,para manter o status quo.”

Outros movimentos significativos da Nestlé denotam sua cultura de preocupação com a alimentação, como a compra da parte de nutrição da Novartis e a associação à L´Oréal.Ambas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com