TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Educaçaõ Fisica

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula Educaçaõ Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  1.547 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A Educação Física no passado era vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.

Devido as suas origens militares e aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos.

A Educação Física Escolar deverá sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais, todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal, oportunizando todos os docentes a desenvolverem suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.

A prática da Educação Física na escola favorece a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que possam ser prejudiciais. Possibilita a vivência de situações de socialização e a participação em atividades lúdicas, sem caráter utilitário são essenciais para a saúde e contribuem para o bem estar coletivo.

Nos jogos, traz interação com os adversários, os alunos desenvolvem o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e sem violência , trabalhando em equipe, exercendo e valorizando a solidariedade. No que tange à questão do gênero, as aulas mistas dão oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem-se, descubram-se e aprendam a ser tolerante, não discriminando e compreendendo as diferenças .

Cabe à escola trabalhar com o tema cultural local, valorizando de experiências vividas, além de garantir espaço para experiências não peculiares ao âmbito escolar. Essa diversidade de experiências precisa ser considerada pelo professor quando planeja as atividades, toma decisões sobre encaminhamentos individuais e coletivos e avalia procurando ajustar sua prática às reais necessidades de aprendizagem dos alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Plano de Aula educação Educação Física

Público Alvo: 1ª Série

Quantidade de Alunos: 25

Objetivos: Os alunos competirão em equipes, vivenciando algumas valências físicas e movimentos naturais, executando as atividades com o máximo de eficiência em menor tempo possível, por um período de 45minutos .

Participarão das atividades demonstrando iniciativa, responsabilidade e companheirismo. Observação e percepção na execução dos movimentos.

1° atividade : aquecimento

Tempo : 5 minutos .

Estratégias : Vivo ou Morto – Os alunos estarão reunidos com o professor no centro da quadra, e ao sinal de comando do mesmo agacharão (morto) ou levantarão (vivo).

2° atividade : jogos de obstáculos ( jogo principal)

Tempo : 20 minutos

Estratégias :

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar andando com uma colher na mão equilibrando uma bolinha, o mais rápido possível, contornando um obstáculo (step).

Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo, contornando os steps, o mais rápido possível. Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Sempre divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando uma corda, a mais rápida possível, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais rapidamente.

Os alunos estarão divididos em equipes formando colunas de frente para um step. Um de cada vez, os alunos terão que ir e voltar correndo e pulando a corda na ida e passando por baixo na volta, contornando um obstáculo (step). Vencerá a atividade a equipe que realizar a tarefa mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com