TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

PLANO DE MARKETING PARA ACADEMIA DE GINÁSTICA

1. PLANEJAMENTO 3

1.1. SUMÁRIO EXECUTIVO 3

1.2. ANALISE DO AMBIENTE 3

1.2.1. FATORES ECONOMICOS 4

1.2.2. FATORES SOCIO-CULTURAIS 4

1.2.3. FATORES POLITICOS, LEGAIS E TECNOLÓGICOS 5

1.2.4. Concorrência 5

1.2.5. Fatores Internos 5

1.2.6. Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e FRAQUEZAS 5

1.3. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO 6

1.4. DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO 7

1.5. DEFINIÇÃO DA MARCA 8

1.6. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS 9

1.7. DEFINIÇÃO DAS ETRATEGIAS DE MARKETING 10

1.7.1. O COMPOSTO DE MARKETING 10

1.7.2. PRODUTO 10

1.7.3. PREÇO 10

1.7.4. PRAÇA 11

1.7.5. PROMOÇÃO 11

1.7.6. PESSOAS 11

2. IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 12

2.1. PLANO DE AÇÃO 12

3. AVALIAÇÃO E CONTROLE 14

4. CONCLUSÃO 14

5. BIBLIOGRAFIA 15

PLANEJAMENTO

SUMÁRIO EXECUTIVO

O negócio refere-se ao Centro Esportivo Power Sport instalado há 10 anos em uma linda casa em um bairro de classe média alta com uma boa infra-estrutura e duas piscinas.

Ele conta com atividades esportivas para todas as idades, como natação, hidroginástica, musculação, aulas de ginástica, entre outras atividades esportivas.

O aumento da concorrência levou à perda de clientes, o que está provocando queda acentuada no faturamento da empresa.

A atual situação em que o Centro se encontra fez com que o grupo se interessasse em produzir uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.

Após o estudo realizado, o grupo decidiu incluir atividades específicas para a terceira idade, como natação e hidroginástica, massagens fisioterápicas, dietas balanceadas, terapias em grupo, além de atividades de lazer, como dança e cursos alternados de acordo com o interesse dos associados e participação em competições desportivas, dispondo de uma equipe completa de profissionais especializados.

Essa unidade será conhecida como Doce Vida – Centro de Saúde e Lazer para a Terceira Idade e funcionará no mesmo local do Centro Esportivo Power Sport, inicialmente, de segunda à sexta das 7h às 22h e aos sábados das 8h às 16h, paralelamente às atividades já existentes do Centro Esportivo.

Com a diversificação do negócio, o grupo pretende neutralizar a ação da concorrência, aumentar o seu faturamento, oferecer algo inédito na região, ser referência em centro de saúde e lazer para idosos, ter o melhor atendimento especializado e garantir a constante satisfação do cliente.

ANALISE DO AMBIENTE

A preocupação com os resultados levou a analise do ambiente da empresa.

O Centro de atividades esportivas atende a todas as idades, fica situado num bairro de classe média alta, na cidade de São Paulo. O Centro, que funciona há 10 anos numa bela casa dispõe de duas piscinas, salas de ginástica, musculação e vestiário.

Nos últimos meses, foi notada uma significativa redução no faturamento do centro, acredita-se que a ocorrência desse fato se deve ao aumento dos concorrentes.

Nos último ano, dois centros esportivos foram abertos próximos ao Centro Esportivo Power Sport, com estruturas mais modernas, novos tipo de atividades, concorrência acirrada de preços, o que resulta na perda de clientes.

Diante dos problemas, o grupo após orientação recebida realizou um Plano de Marketing para a empresa, que até então só havia utilizado panfletos como ação de marketing para divulgação.

O grupo concluiu que alem da propaganda impressa, outras ferramentas seriam necessárias para conquistas os clientes.

De acordo com o plano de marketing, foi feita a analise dos principais fatores que influenciam diretamente o negocio, chegando as seguintes conclusões:

FATORES ECONOMICOS

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, verificou-se que as pessoas estão mais otimistas em relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preço, e por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que e traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais beneficio.

FATORES SOCIO-CULTURAIS

A pesquisa indicou que os consumidores estão com tempo escasso, mas mais preocupados com a saúde e o lazer. Um segmento crescente é o de idoso. Em grande número na região e com um bom poder aquisitivo, eles buscam tratamento preventivo. Segundo o Censo, a importância dos idosos para o Pai não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dele hoje é chefe de família e nessas famílias a renda media é superior àquelas chefiadas por adultos não idosos. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade.

De acordo com o Censo, os idosos:

• com mais de 80 anos triplicarão daqui a 25 anos;

• se tornarão um dos pivôs da organização das sociedades e dos mercados;

• terão mais autonomia, sobretudo em relação aos filhos;

• exigirão assistência especializada;

• vão continuar vivendo em domicilio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com