TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Artigo: Plano De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

O planejamento de marketing é fundamental quando uma empresa pretende obter sucesso nas suas acções de marketing.

O plano de marketing serve para desenvolver uma estratégia e comunicá-la aos níveis mais altos da organização, serve para justificar o orçamento solicitado.

Este plano divide-se em plano estratégico de marketing que desenvolve os objectivos e estratégias amplas de marketing baseado na análise da situação e nas oportunidades actuais de mercado. O plano táctico de marketing esboça as tácticas específicas de marketing para um período o que inclui a propaganda, a fixação de preços, ...

Ele é o instrumento central para dirigir e coordenar o marketing.

A principal finalidade de um Plano de Marketing é orientar as estratégias das empresas e das instituições que desejam obter maior eficiência, eficácia e efectividade nas actividades orientadas para o marketing.

Quando se elabora um plano de marketing deve-se ter em conta o potencial do mercado, nomeadamente a necessidade do mercado, as tendências, a expectativa futura e os clientes potenciais. Um outro aspecto importante é o mercado da empresa, ou seja, a definição da oportunidade, a concorrência, a pesquisa, a previsão de vendas, o material de apoio, a estratégia (tamanho, localização, preços, vendas e distribuição, orçamentos,...), o crescimento esperado e a verificação de como a empresa está preparada. O perfil do cliente é um aspecto importante a ter em conta no plano de Marketing. O valor dos produtos para os clientes e o valor que estes estão dispostos a pagar são factores a ter em consideração.

Um plano de marketing tem inúmeras vantagens, tais como: detectar as oportunidades e ameaças, promove a gestão por objectivos, as decisões são baseadas em elementos concretos e identificáveis, identifica os pontos fortes e fracos da empresa ou organização, permite fixação dos objectivos, identifica cenários alternativos, menor possibilidade de insucesso, optimização dos recursos e resultados...

Medidas que devem ser adoptadas no desenvolvimento de um Plano de Marketing:

 Quando se trata de médias e/ou grandes empresas, os projectos devem ser submetidos à aprovação da direcção.

 Deve ser apresentado um sumário executivo.

Este sumário consiste num breve resumo do plano proposto, devendo incluir as principais metas e recomendações, é direccionado à administração da empresa para obter uma avaliação rápida. Deste modo dá-se a conhecer o objectivo estabelecido.

Este documento deve conter os dados que dizem respeito à situação da empresa, os seus produtos e todos os pontos relevantes.

 Deve conter a situação actual do Marketing da empresa

A empresa em questão deve ter bem definido o espaço que ocupa e as estratégias utilizadas até ao presente momento, de forma a ser possível tomar decisões que não entrem em conflito com o que foi realizado até este momento.

A empresa deve determinar quais são os possíveis atributos que possibilitarão identificar grupos de compradores com desejos e necessidades de compra diferentes, determinar o tamanho e o valor dos grupos de compradores. Além disso, deve determinar a posição em que as marcas existentes se encontram no mercado, sendo descrito e identificado em termos de tamanho, metas, participação de mercado, qualidade dos seus produtos, as suas estratégias de marketing e todas as características relevantes para a boa compreensão das suas intenções e comportamento. É também necessário verificar os segmentos de mercado que, actualmente, não estão a ser servidos ou então estão a ser servidos, pelas marcas existentes, de forma inadequada, devendo apresentar dados sobre a dimensão e a importância de cada canal de distribuição. É também necessário determinar os segmentos de mercado mais atraentes, de forma a encontrar métodos eficientes para aceder a esses segmentos, de acordo com as suas características. As principais características dos segmentos de mercado que se devem identificar são: as características geográficas (tais como cidades, países, regiões, de forma a permitir reconhecer os potenciais de mercado e os custos de cada região), as características demográficas (tais como idade, sexo, profissão, renda,..., deste modo conhecem-se as necessidades dos consumidores), e outras características tais como as variações do estilo de vida dos consumidores, a sua personalidade, os seus motivos de compra.

 Deve-se efectuar uma análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Forças:

Ao analisar as forças da empresa fica-se a conhecer os seus pontos fortes

Fraquezas:

Ao analisar as fraquezas da empresa fica-se a conhecer os seus pontos fracos

Oportunidades:

As empresas ou organizações devem estar sempre atentas ao mercado, verificando se os consumidores se interessam por, por exemplo, produtos que a empresa não produz, mas que tem condições para desenvolver esses produtos com qualidade e ao melhor preço. Os parceiros também são úteis para uma empresa, não devendo ser postos de lado.

Ameaças:

Deve-se estar sempre alerta para o lançamento de produtos da concorrência similares com a mesma qualidade, mas com mais baixo preço. Deve-se verificar se a concorrência tem uma forte campanha promocional, ...

 É necessário colocar no Plano de Marketing os objectivos da empresa

Os objectivos são as metas que a organização ou empresa visa atingir. Além de enumerar os objectivos, é também necessário estabelecer os prazos para atingi-los. Os objectivos são os planos permanentes da empresa, devendo convergir para eles todos os esforços.

Os objectivos vagos ou que foram mal enunciados podem levar a falhas na definição de estratégias.

 Deve-se definir as estratégias de marketing.

Ao efectuar estas estratégias deve-se ter em consideração variados factores de modo a obter sucesso. Esses factores são o mercado-alvo, o posicionamento, produtos, preços, distribuição, força de vendas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com