TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Artigo: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRICO

A evolução da automação comercial no Brasil vem ocorrendo de forma significativa desde a década de 90. Hoje, depois de mais de vinte anos, entre crises e períodos de crescimento, boa parte dos lojistas ainda se pergunta por que e como investir nesta área e quais as tendências desta tecnologia. As atividades econômicas de consumo vêm experimentando um forte avanço devido a um crescimento no poder aquisitivo das famílias e do nível de crédito, e o consumidor está cada vez mais exigente. Hoje o cliente quer encontrar uma variedade maior de produtos à sua disposição, com preços claros e atraentes e ser bem atendido no estabelecimento, forçando o comerciante a buscar recursos humanos e principalmente tecnológicos, tais como: software para gestão de caixa, ferramentas e tecnologias como código de barras, Sistemas de ponto de vendas que processem uma variedade de produtos mais rapidamente.

Um grande impulso ao desenvolvimento e utilização de sistemas automatizados foi propiciado pelo uso do código de barras devido à facilidade e agilidade de entrada de dados, que é apenas parte do processo automatizado (SOARES, 1991). Sua utilização no comércio está sendo cada vez mais intensa e crescente, pois proporciona algumas vantagens como o aumento na produtividade, redução nos custos de colocação de preços nas mercadorias, redução de estoques e, total controle da parte contábil automatizada. Além disso, tende a reduzir o tempo de espera em filas pela facilidade de entrada de dados, fato que proporciona grande satisfação dos clientes.

Os estabelecimentos que trabalham com a automação de caixa são, normalmente, os que apresentam as maiores variações no varejo. É o caso, por exemplo, das grandes redes de supermercados. A partir do momento em que a variedade de produtos começa a ser ampliada (acima dos 20 ou 30 mil itens) e o giro torna-se maior, aumenta a necessidade de equipamentos mais sofisticados. Mesmo um estabelecimento de pequeno ou médio porte pode ter um alto giro de mercadorias durante o dia. Isso torna interessante a utilização de equipamentos que facilitem o registro de vendas e estoques e reduzem o tempo de espera nas filas, como leitor de código de barras, impressora de cheques e leitor de cartões de crédito.

A crescente presença de automação nas padarias e Supermercados mostra aos clientes que a empresa está preparada para atendê-lo. Essa qualidade é percebida quando ele é atendido rapidamente. Ninguém gosta de enfrentar filas, nem de ser mal atendido ou de se frustrar por não encontrar o que procura.

Independentemente do tamanho do estabelecimento, até o nível mais básico de automação está se tornando importante no comércio devido à concorrência acirrada no setor, que exige do varejista o máximo de eficiência.

O varejo no Brasil

A indústria varejista no Brasil é ampla, diversificada e competitiva. De acordo com a última Pesquisa Anual do Comércio (PAC/2012), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), há 1,98 milhão de empresas, sendo o setor varejista responsável por 88% do total de empresas comerciais no Brasil. A pesquisa, que fragmenta o comércio brasileiro em atacado, varejo e comércio de veículos, autopeças e motocicletas, aponta também que o setor varejista foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com