TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Casos: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 8

Publicado em 18 de maio de 2012 por Fleischmann

Categoria: Culinária Doméstica, Curiosidades.

Cereais como trigo, milho, aveia, arroz, cevada, sorgo e centeio são melhor utilizados para o consumo humano quando preparados na forma de farinha. Cereais são sementes que se reproduzem quando plantados. A semente consiste em três partes: o embrião ou gérmen; a fonte de comida para o crescimento inicial da planta jovem chamada endosperma; e uma coberta protetora, a casca, que origina o farelo.

A moagem da farinha é o processo de separar estes três componentes e reduzir o endosperma para partículas pequenas chamada farinha. Partículas de tamanho intermediário, conhecidas como canjica, quirela ou semolina, também podem ser feitas se desejado. A porção de farelo é vendida como ração para gado e ovelhas. A quantidade de gérmen em cereais varia de menos que 2 por cento em trigo para mais que 10 por cento em milho. O óleo de gérmen às vezes é extraído e vendido como óleo de culinária.

Farinhas integrais são produzidas pela moagem do núcleo inteiro, incluindo o farelo e o gérmen, em partículas pequenas.

Tipos de Farinha

A farinha de trigo é amplamente consumida no mundo inteiro. Isto se deve ao fato desta farinha ter um comportamento bem diferenciado quando comparada às demais. A farinha de trigo contém em quantidades balanceadas duas proteínas, a gliadina e a glutenina, que com amassamento e água se juntam e formam o glúten. O glúten é o responsável pela formação de uma massa elástica, quando esta é assada, em um forno pré-aquecido.

Em linhas gerais, podemos dividi-los em três classes distintas:

Trigo Duríssimo

Apresenta elevado teor de glúten, sendo adequado à produção de farinhas destinadas às massas alimentícias (macarrão).

Trigo Duro

Apresenta médio teor de glúten, sendo adequado à produção de farinhas destinadas á panificação.

Trigo Brando

Apresenta baixo teor protéico, sendo adequado à produção de farinhas destinadas ao preparo de bolos e biscoitos.

A farinha de centeio contém uma quantidade desbalanceada de gliadina e glutenina, produzindo um glúten mais viscoso, podendo deixar a massa mais pegajosa, podendo ser usada para produzir pães de centeio e pães de mistura de farinhas escuras. Ela é freqüentemente misturada com farinha de trigo para produzir pães de centeio claros com uma melhor textura, pois a farinha de trigo “corrige” parte do desbalanceamento do glúten de centeio. O sabor especial da farinha de centeio faz com que ela seja uma adição comum em artigos tais como “snacks” e torradas.

A farinha de milho ou farinha grossa de milho pode ser usada na produção de pães de milho crocantes e broas. O milho não contém glúten, mas tem um sabor característico e uma cor amarela agradável que é desejável em muitos produtos. A farinha de milho é extensamente utilizada no México, sendo um dos principais artigos da sua alimentação.

Farinha de aveia e flocos de aveia são muito usados em cereais matinais da manhã e produtos tipo granola. A farinha de aveia é a mais nutricionalmente completa de todas as farinhas, e pode ser usada em algumas receitas de pães.

Pode-se encontrar farinha de cevada em comidas de bebê e leites maltados. Em alguns países é muito comum o uso da farinha de cevada para o fabrico de pães.

O arroz foi por muito tempo a principal base de alimentação na Ásia. Normalmente é consumido como grão inteiro, assim moinhos de arroz ou removem apenas a casca para produzir arroz integral ou a casca e o farelo para a produção de arroz branco. Uma pequena porcentagem de arroz é convertida em farinha e sendo comumente utilizada em comidas de bebê e molhos.

Valor alimentício

Alimentos que contêm farinhas tem contribuído para suprir as necessidades nutricionais humanas por milhares de anos. Nos Estados Unidos eles contribuem em até 28% da energia necessária, 18 % das proteínas, e 46 % dos carboidratos na dieta comum. Em algumas nações africanas, européias, eles provêem tanto quanto 75 % da energia e 90 % das proteínas na dieta comum.

Nos Estados Unidos as farinhas de trigo e milho, e o macarrão são enriquecidos com vitaminas B1 e B2, niacina e ferro. Vitamina D e cálcio são adicionados nas farinhas para uso em áreas onde farinha é uma fonte nutricional primária. As farinhas de cereais geralmente possuem baixos teores de gorduras.

Processo de moagem

Segundo El Dash et. al (1982) a farinha de trigo é obtida por uma processo relativamente complicado conhecido como moagem do trigo. Os objetivos do processo da moagem do trigo podem ser sumarizados em duas fases: a primeira, a separação do farelo e germe do endosperma; a segunda, moagem das partículas do endosperma em farinha de tamanho de partícula reduzido O processo de moagem do trigo inclui vários estágios: recepção e estocagem, limpeza, condicionamento, a própria moagem e, finalmente, a estocagem e embalagem da farinha.

Em uma moagem típica, o grão é limpo em uma série de máquinas para remover material todo estranho. O grão limpo é então acondicionado pela adição de 4 a 8 % de água e deixado em descanso em silos por 12 a 24 horas, para uniformizar a umidade nos grãos. O gérmen às vezes é removido neste momento através de máquinas especiais chamadas degerminadores.

O grão limpo e úmido é moído primeiramente em uma série de moinhos de rolo para remover o farelo. Um moinho de rolos consiste em dois cilindros de aço que giram em direções opostas. Um cilindro gira a uma velocidade mais lenta que o outro. O grão passa por um espaço entre os cilindros. O espaço pode ser ajustado para remover mais ou menos material. Corrugações, ou ranhuras na superfície do cilindro permitem ao moinho agir como tesouras gigantes, cortando a camada de farelo de trigo exterior do endosperma. O endosperma também está cortado em pedaços grosseiros nestes rolos corrugados. O grão tem que passar por cinco ou mais destes moinhos antes do farelo de trigo ser completamente removido. Se os degerminadores não são usados, o gérmen é separado pelos rolos quebradores.

Entre cada passagem no moinho de rolos, o grão moído é peneirado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com