TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Trabalho Escolar: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

O plano de Marketing

O papel do profissional de marketing no mercado é de encontrar maneiras de alcançar os objetivos de vendas da organização. Essa tarefa é realizada através de complexas combinações envolvendo Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Onde é importante para as organizações conhecer e principalmente entender todos os hábitos de consumo de seus clientes.

Para identificar esses hábitos entra em cena a Segmentação de Mercado. Ela direciona as forças para um determinado grupo de indivíduos, prováveis consumidores do produto, estudando e compreendendo seus hábitos de consumo, para assim definir a estratégia da empresa, dividindo assim em segmentação Geográfica (países, estados, cidades, bairros, ruas); Segmentação Demográfica (idade, sexo, tamanho da família); Segmenta Por Volume (pequenos, médios e grandes), respondendo aos diferentes fatores de marketing, como preço, praça, propaganda ou tipo de produto.

Antes de colocar um novo produto ou serviço no mercado, deve conhecer quem é o consumidor interessante em adquirir o que é ofertado, realizar uma Pesquisa, utilizar um mercado de testes e ouvir atentamente o que necessita para atender o seu publico – alvo, a definição e a necessidade do consumidor, encontrando em cada um deles a renda mensal equivalente a um salário mínimo, comportando assim o seu estilo de vida, pode-se constatar que que a maioria dos clientes que frequenta o supermercado é do sexo feminino. Os objetivos da empresa é um dos primeiros passos antes de lançar o produto no mercado, saber em que local oferta e para quem ofertar, então é altamente recomendável que seja feita uma Segmentação de mercado, independente do porte da empresa, então entram em ação fatores de escolha como:

• Faixa etária: cada produto ou serviço tem uma idade certa, as pessoas, em seu próprio ciclo de vida, compram produto de acordo com o momento da vida, são abordados pontos que visam atender aos desejos e necessidades de cada faixa etária, adultos, jovens e crianças não consomem as mesmas coisas, assim é fundamental escolher corretamente a faixa que se pretende atender plenamente;

• Cultura: as diferenças culturais entre países são muito visíveis, mas dentro de um mesmo país pode-se perceber diversas culturas, então deve-se realizar uma Pesquisa aprofundada para não ofertar um produto para um consumidor que não sinta-se motivado a comprá-lo, especialmente quando a empresa sai de seu mercado tradicional;

• Comportamento: cada grupo de consumidores tem um comportamento específico, dentro de uma mesma faixa etária podem ser observados comportamentos distintos, pode-se notar facilmente, diversos fatores influenciam o comportamento e devem ser levados ao conhecimento de toda a organização;

• Classe social: a escolha do produto certo para a classe correta é fundamental, não são todas as pessoas que podem comprar carros de luxo caros ou produtos comuns a uma grande parcela da população como arroz, neste ponto o poder aquisitivo pode ser um fator decisivo na escolha da estratégia correta;

• Sexo: os produtos ofertados, especificamente, para mulheres e homens são frutos de uma Pesquisa que visa conhecer os desejos e necessidades, alguns produtos são direcionados para um dos sexos e envolve também faixas etárias diferentes, então os dados obtidos devem ser estudados corretamente e sua aplicação trará resultados melhores diante da concorrência.

Os pontos envolvidos nestas escolhas são inúmeros, a combinação de todos é fundamental, nenhum deles trabalha sozinho e existem muitos outros fatores que influenciam a escolha de um determinado produto ou serviço.

Selecionar um público-alvo é fruto de estudo e conhecimento de mercado que deve ter em mãos os dados que irão decidir a escolher o consumidor certo para o seu produto ou serviço. Diante da concorrência, deve-se também conhecer os demais produtos ofertados no mercado, quais são os pontos que mais atraem consumidores, os atributos, diferenciais etc., para que nenhum detalhe seja perdido é necessário que a equipe envolvida no mercado possa compreender corretamente o que a empresa deseja. Para que a seleção seja adequada, muito mais agora com a globalização mais evidente, devem-se saber os objetivos, missão, visão e valores da empresa, para então traçar uma rota segura e coerente para manter-se no mercado.

Além disso, e importante que o mercado defina um foco, inovando a cada dia, protegendo-se dos seus concorrentes que estão situados na mesma cidade e oferecem o mesmo produto ou serviço, (alimentos, produtos de limpezas, produtos de higiene, bebidas sucos e utilidades domésticas diversas). Segundo relato o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2007), a concorrência pode ser acirrada, os clientes procuram o estabelecimento que oferecem os preços mais baixos para a realização da compra.

Para a realização das atividades, utilizamos os métodos auxiliando as vendas por um período predeterminado e limitado visando ao consumidor a disponibilidade do produto. Usando algumas ferramentas de promoção, são elas: Amostra: qualidade do produto para demonstração; Cupons: descontos nas compras de um produto especificam; Brindes promocionais: artigos úteis com o nome do anunciante.

Uma das formas de comunicação do supermercado e o carro de som, que comunicam a promoção da semana, a empresa também optou para atender as necessidades do cliente no momento das compras, isso faz uma diferença no atendimento, principalmente, dos consumidores idosos, pois o mesmo se sente mais confortáveis, utilizamos também a promoção em vendas do final de ano, colocando prêmios para sorteios, atraindo a atenção dos consumidores e promovendo o aumento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com