TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Dissertações: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 10

2.1 Analise de Mercado

É fácil perceber por meio da literatura os constantes esforços dos estudiosos para tentarem identificar e definir o empreendedor de modo único e padronizado, no entanto as possibilidades de resultado dessas pesquisas cientificas, divergem, já que no mundo inteiro grandes nomes se destacam e cada um a seu modo, seu contexto, tempo, mercado, economia, segmento e outras variáveis aqui não mencionadas, porém, ao final de cada biografia o seu desfecho converge ao sucesso absoluto e invejável de grandes empresas que com sabedoria, e atitudes empreendedoras, mesmo em meio ao caos político-econômico de seus países viram uma oportunidade de negócio, agarraram com muito afinco, e tornaram-se lideres referenciais de um mercado altamente competitivo.

Uma vez identificada à impossibilidade da contextualização rotulada do empreendedor de sucesso, adotou-se então, um novo parâmetro de pesquisa a fim aumentar a eficiência da investigação, e esse se deu, através do cruzamento das características ou traços comportamentais similares aos empreendedores de sucesso (DORNELA, 2007).

Dornelas (2007, p.11) descreve, “(...) não existe um único tipo de empreendedor ou um modelo-padrão que possa ser identificado, apesar de várias pesquisas existentes sobre o tema terem como objetivo encontrar um estereótipo universal”.

Aos empreendedores de destaque no mundo corporativo, além dos traços comportamentais intuitivos como o senso de independência, que permite desenvolver a capacidade e preferencia de enfrentar as incertezas a que trabalhar para terceiro, sim como, a perseverança e o otimismo que torno o empreendedor comprometido com a própria prosperidade, tomando ciência que o sucesso depende de sua persistência e esforço para enfrentar riscos e dificuldades, outras características como a criatividade e capacidade de implementação seriam dignas de destaque, pois representam a idealização e possível realização do novo.

Os estudiosos normalmente enfatizam a capacidade de criação e realização do novo, seja ele um produto, um bem de consumo ou serviço, pois representariam a capacidade de observar, comunicar e identificar uma necessidade dentro de um determinado mercado, uma oportunidade de empreender. As informações necessárias para a pesquisa pode ser desenvolvida a partir das reclamações ou dos questionamentos feitos a um seleto grupo de pessoas em pesquisa do potencial de mercado (SCARAMUZZA, 2009).

Segundo Scaramuzza (2009, p.19-20) os “principais traços de comportamento do empreendedor são criatividade, capacidade de implementação, senso de independência, perseverança, otimismo e disposição para assumir riscos”.

O simples fato, de decidir empreender em decorrência de uma ideia aparentemente inovadora e genial, ter recurso de capital necessário, dispor de mão de obra qualificada, possuir conhecimentos técnicos e práticos do segmento em que se pretenda atuar, ainda não seria o bastante, não representariam subsídios suficientes ou os únicos quesitos de garantia do sucesso empresarial, o entendimento seria que de nada adiantaria um grande empreendimento, uma loja linda, um mix e estoque de produtos bastante agressivo, porém sem demanda, não basta ter oferta, o cliente seria o ícone fundamental para qualquer negócio. Contra partida a essa exemplificação relatos de pessoas que teriam sido demitidas ou pediram demissão de seus empregos ou por outros motivos, só com os próprios e poucos recursos, iniciaram um pequeno negocio, detalhe, em um mercado certo e em pleno crescimento, no local adequado, e momento econômico ideal e obtiveram sucesso, tornaram-se grandes empresários.

Para alcançar o sucesso empresarial, o mercado onde se pretende fazer investimento seria a grande e fundamental sacada do empreendedor, pois é composto pelos clientes em potencial que igualam ou equiparam-se quanto as suas características de necessidade, interesses, poder aquisitivo e disposição para comprar, eles representam o desenvolvimento, movimentam e impulsionam as empresas rumo o crescimento econômico. (MAXIMINIANO, 2010).

Para Maximiniano (2010, p.88) o “Mercado é um grupo de consumidores que tem necessidades e interesses similares, poder aquisitivo e disposição para comprar”.

Para vários autores, o mercado é a mola propulsora para o sucesso em qualquer ramo de atividade empresarial, por isso seria fundamental o conhecimento do determinado mercado para uma decisão mais acertada de onde, quando e em que negócio empreender. Em tese, conhecer o mercado seria identificar suas Características, a divisão por gênero, por religião, princípios étnicos; Demográfica, numero de habitantes e divisão por faixa etária; Geográfica, o tamanho de área e área habitada, área de maior concentração populacional, tamanho e influencia sobre as áreas adjacentes; Econômica, identificação e quantificação das classes sociais, poder aquisitivo e estabilidade e grau de endividamento dos indivíduos; Habitual, quando, pra quem, por que e como compram; Concorrência, as empresas e seus potenciais, pontos fracos e fortes, vantagem competitiva e idoneidade, ou seja, identificar os aspectos que indicam a potencialidade compra de um determinado grupo de pessoas, ao mesmo tempo, em que não subestima os empreendimentos já existentes nesse mercado.

Se ha interesses econômicos em questão, não daria para se basear em achismos, não se permitiria correr riscos imprevisíveis, incalculáveis, incontornáveis ou não neutralizáveis, seria primordial obter informações confiáveis, precisas e detalhadas para compilar em dados seguros a fim de um planejamento, uma estratégia que pudesse maximizar a probabilidade do sucesso.

Sem duvida o resultado investigativo literário, quando alicerçado no tema empreendedorismo, prima por uma análise de mercado antecessora as decisões corporativas, uma vez que as empresas representariam para seus lideres não somete suas próprias características de personalidade como um sonho de realização pessoal, sensação de autonomia, liberdade decisória, autoafirmação de independência financeira, mais do que isso, expressariam a criação de empregos, geração de divisas, em fim, seria uma postura contributiva para o desenvolvimento sócio-político e econômico de seu país.

A longevidade da empresa associada a sua liquidez abre os horizontes e faz desejar uma fatia maior do mercado. Um método comum e bastante usado a esse fim é a expansão do negócio pela abertura de novas filiais, e isso requer novos investimentos, um novo planejamento, o processo seria sistêmico e burocrático tanto quanto fora à abertura da unidade matriz, na verdade poderia ser considerado um novo empreendimento no sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com