TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Trabalho Universitário: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 6

.0 Plano de Marketing

De acordo com cobra (1994) o plano de marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando como penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados.

Para La casas (2002), o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa.

Plano de marketing é um relatório que detalha todas as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing em relação às marcas, produtos e serviços identificando e adaptando as mudanças e as tendências do mercado. O plano de marketing é um complemento do plano de negócios, por esse motivo deve ser feito somente depois do mesmo estar concluído para que possam ser identificadas as oportunidades e ameaças de acordo com uma análise de mercado detalhada com dados reais de sua empresa e seus concorrentes. Todo bom plano de marketing deve considerar na sua elaboração pontos chaves para que se possa definir as características da empresa e seus objetivos. A respeito desses pontos podemos citar as descrições dos principais produtos e serviços, preço, estratégias promocionais, estrutura de comercialização e localização do negócio.

O Plano de marketing é dividido em três etapas, são elas:

Planejamento

Para realizar um plano de marketing consistente é essencial que o mesmo seja dividido nas seguintes subetapas:

• Sumário executivo: Deve ser elaborado ao final da elaboração do plano por se tratar de um resumo do plano de marketing. Esta parte deve relatar as características principais do negócio como objetivos, estratégias, como se encontra no mercado e suas perspectivas.

• Análise de ambiente: Baseado em conhecimentos de planejamento estratégico, é muito importante que se faça uma análise de ambiente utilizando a ferramenta de análise SWOT.

• Definição do público-alvo: O mercado possui diferentes tipos de clientes com necessidades diferentes. Devido a isso é fundamental identificar o público que apresenta maiores oportunidades de crescimento para o negócio da empresa. Para definir o público-alvo podemos utilizar informações geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais.

• Posicionamento de mercado: Refere-se como o cliente enxerga o seu negócio, tendo em vista que a imagem de credibilidade é muito importante e também é preciso se diferenciar dos concorrentes apresentando vantagens competitivas e benefícios reais.

• Definição da marca: É criada através de uma logomarca que traduz os princípios e valores do empreendimento criando uma identidade pela qual os clientes vão reconhecer o negócio. Antes de criar a marca é necessário pesquisar se já existe algo igual no mercado. Depois é importante registrá-la para que não seja obrigado a mudá-la no futuro.

• Traçando objetivos e metas: É fundamental estipular resultados a serem alcançados. Para isso é necessário traçar objetivos e metas tanto quantitativas, quanto qualitativas.

• Definição de estratégias de marketing: A estratégia é o caminho que será utilizado para atingir os objetivos e metas para obter vantagens em relação aos concorrentes. Basicamente as estratégias de marketing se definem por produto, preço, praça e promoção.

Implementação do plano de marketing

É nessa etapa que o planejamento será executado, mas para isso é importante que se tenha um plano de ação detalhando que procedimento deve ser realizado, quem deve executá-lo, o prazo de execução, como deve ser executado, o custo de execução, onde executar e por que executá-lo.

Avaliação e controle

A principal função da avaliação e controle é assegurar que todo o processo esteja de acordo com o que foi planejado. Por esse motivo é essencial que sejam criadas medidas antes e depois da implementação. Alguns exemplos de tais medidas são: boa seleção de funcionários; avaliações periódicas de desempenho e comunicação interna. Também é importante checar periodicamente os resultados quantitativos e qualitativos como as reclamações de clientes, lucros e gastos assegurando que os objetivos e metas estão sendo alcançados. Deve se também criar medidas preventivas.

4.1 Identificação do perfil do cliente em potencial

Segundo kotler (1999, pág. 157) Nenhuma empresa em sã consciência tenta vender para qualquer pessoa.

A identificação do público-alvo é de extrema importância para traçar o comportamento de cada cliente e agir adequadamente de acordo com o perfil de cada um, pois cada tipo de cliente possui necessidades diferentes. Devido a isso o tratamento para cada tipo de consumidor deve ser diferenciado.

Para definir o público-alvo podemos utilizar informações geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Isso fará com que as possibilidades de o vendedor efetuar vendas de qualidade e fidelizar clientes sejam bem maiores devido ao fato de que esses estudos sobre o perfil de cada consumidor permitam tomar decisões mais assertivas.

O público alvo da Anchitec aborda pessoas físicas, homens e mulheres com faixa etária entre 12 e 50 anos com escolaridade a partir do ensino médio completo, com renda mínima de 2 salários e que residem em todo o território nacional. Também aborda empresas que enxergam no tablet uma forma mais fácil para trabalhar.

Com relação aos hábitos desses consumidores podemos afirmar que a maior parte das pessoas utiliza o tablet para atividades pessoais, mas uma parcela considerável desse público também faz do tablet uma ferramenta bastante útil para atividades empresariais. Além disso, o tempo em que as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com