TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Casos: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvendo uma estrutura simplificada do Plano de Marketing:

1. Objetivo / Motivação

Qual é o motivo principal para elaboração do Plano de Marketing?

Rever/mudar um negócio existente, expandir um negócio existente, lançar novos produtos ou serviços, aumentar a participação de mercado.

2. Análise Interna

A análise dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, também é chamada de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e possui o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos internos da empresa, assim como as oportunidades e ameaças externas do mercado e da concorrência. Cuidado! Muitas pessoas confundem pontos fortes e fracos (ambiente interno) com ameaças e oportunidades. Os pontos fortes e fracos são todas as situações que a empresa possui total ou relativo poder de gerência, ou seja, pode controlar e atuar sobre eles. As ameaças e oportunidades são forças incontroláveis pela empresa, a qual não possui gerência alguma sobre elas.

Pontos Fortes: O empreendedor é formado em administração de empresas; tradição no mercado; boa localização e sede própria; situação financeira estável; logística de entrega adequada; rapidez no atendimento; qualificação da equipe técnica; adequado nível de informatização; cadastro de clientes atualizado.

Pontos Fracos: Vendedores sem perfil para a função; equipe de atendimento desqualificada; elevado tempo de entrega; não há recursos próprios para maiores investimentos em equipamentos e em uma campanha publicitária; a linha de produtos é a mesma há 10anos.

3. Análise do Ambiente Externo

É feita uma análise de ambiente por intermédio do mapeamento das ameaças e oportunidades, tendências e avaliação da concorrência. As ameaças e oportunidades podem ser divididas em diversas variáveis ou forças como: sociais, culturais, demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas . Variáveis Sociais – padrões de comportamento; maior número de residências com animais de estimação, mais pessoas morando sozinhas. Culturais – hábito da leitura; valores e crenças de uma comunidade. Demográfico – 70% da população de uma cidade vive na zona rural e a média de idade é de 58 anos. Econômicas – a renda per capita do público-alvo. Nível de desemprego em uma região. O site do Banco Central do Brasil disponibiliza diversas informações relevantes. Tecnológicas – acesso à internet; desenvolvimento de novas matérias primas com objetivos específicos. Políticas e legais – aprovação da lei que proíbe o consumo de bebidas após as 23:00. Reajuste de uma taxa ou imposto. Variáveis Físicas/Naturais – aspectos ambientais como clima, relevo,disposição de recursos naturais como pedras preciosas, petróleo .

Exemplo de Oportunidades: A mulher brasileira é naturalmente vaidosa e nunca deixa de investir em sua beleza ou higiene pessoal. A população de baixa renda é a mais beneficiada com o recente crescimento econômico. Exemplo de Ameaças: Novas legislações de proteção ao consumidor podem exigir mudanças em nossas embalagens, gerando investimentos não previstos.

Quais as oportunidades e ameaças de seus principais concorrentes?

4. Identificação de Oportunidade

É quando a empresa percebe que pode satisfazer mais rapidamente seus clientes e assim obter maior sucesso. É necessário estar atento às oportunidades e verificar sua viabilidade, pois nem sempre uma boa oportunidade será viável para uma determinada empresa.

5. Objetivos Estratégicos: Específicos – Não pode haver dúvida sobre o que se quer medir, por exemplo, "melhorar o negócio" é muito vago. Seria bem melhor algo como: "aumentar as vendas do Produto A na Região Sul".

Mensuráveis – é necessário determinar objetivos de forma que se possa mensurá-los. Exemplos: aumentar vendas em 12%; Inaugurar 3 lojas na cidade de São Paulo.

Temporais – é importante determinar o período, estipular prazos. Deverá responder à pergunta: até quando? Exemplo: Inaugurar três lojas até o início da próxima copa do mundo.

Motivadores e realizáveis – são objetivos desafiadores, mas realistas e atingíveis. Em outras palavras, se os objetivos forem demasiadamente difíceis, quase impossíveis de serem atingidos, muito provavelmente a equipe ficará desmotivada, pois poderão entender que são objetivos impossíveis, portanto irrealizáveis.

6. Perfil dos Clientes: Qual é o perfil dos seus clientes pessoas físicas? Quais os critérios que seus clientes usam para decidir a compra? Alguns possíveis critérios: preço, formas e facilitação de pagamento; qualidade, quantidade, atendimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com