TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  10.040 Palavras (41 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 41

INTRODUÇÃO

Esse projeto define uma campanha de lançamento de franquias para empresa Cantina Romana. Empresa essa que é atuante no mercado sul-mato-grossense há 30 anos, com sua culinária italiana artesanal conquistou seu espaço e reconhecimento no setor.

O desenvolvimento de uma franchising é uma oportunidade que requer muito esforço para que sejam conduzidas estratégias que influenciam no plano de marketing. O mercado de franquias vem crescendo a cada ano e o Brasil já é o terceiro pais no ranking mundial, desta forma, conquistar novos mercados faz parte da estratégia das empresas no mundo todo.

O maior objetivo deste estudo é estabelecer um planejamento de negócio bem esquematizado, criando uma identidade à marca, definindo limites e possibilidades, para que o empreendimento obtenha resultados positivos. O franqueado tendo esse projeto em mãos terá consigo a receita de um negócio de sucesso e caberá a ele direcionar e estruturar suas ações para tornar sua marca única perante a concorrência.

Todas as ações propostas nesse trabalho usam como ferramenta a solidificação dos planos da comunicação, abordando e aprofundando o assunto para que haja maior entendimento sobre o sistema de franquias e suas vantagens, além de mostrar a influência do setor na economia do país. Empresas inovadoras e criativas usam desse sistema para obter crescimento geográfico e rentável.

Percebeu-se com esse projeto que empreender ainda é um risco, mas quando temos uma base bem estruturada, um ponto de apoio e partida, o negócio fica mais viável, é o empreendedor corre menos riscos, onde as soluções para os prováveis problemas serão facilmente resolvidas. Portanto, a maioria dos potenciais franqueados buscam a segurança e o know-how que uma rede de franquia proporciona, fazendo jus ao capital investido pelo mesmo.

1 BRIEFING DO CLIENTE

1.1 PRODUTO

A Cantina Romana é um restaurante tipicamente italiano localizado na Rua da Paz, 237 – Jardim dos Estados, telefones: 3324-9777–Contato: Tommy Menegazo email: cantinaromana@terra.com.br, site: www.cantinaromana.com.br, Possui uma diversidade de preços e uma imagem positiva no mercado. Tem uma grande variedade de comidas típicas italianas, vinhos importados, ambiente aconchegante, climatizado e ótima localização. Como pontos negativos destacamos a falta de um funcionário bilíngüe e um estacionamento mais próximo.

A Cantina procura atender o target de maneira cultural, valorizando sempre a tradição, respeitando a qualidade do serviço e acompanhando o crescimento da sociedade de maneira que não saia do nível dos clientes.

1.2 CONSUMIDOR

Seus principais consumidores são os funcionários de órgãos públicos, profissionais liberais, grandes empresas privadas, turistas e clientes fidelizados. Com faixa etária de 18 a 60 anos. Renda mensal acima de R$: 1.000,00. De ambos os sexos, e a maioria com nível superior. A qualidade dos pratos e a diversidade de comidas é o que motiva o consumidor freqüentar a Cantina Romana. O consumidor normalmente vai à Cantina todos os dias na hora do almoço ou jantar. Os produtos e o ambiente podem ocasionar a sensação de status aos consumidores.

Segundo Franco (2001, p.21) O prazer de comer é a sensação de satisfazer uma necessidade que temos em comum com os animais. Comer o instinto que mais cedo desperta constitui a base da vida animal. Fome é a carência biológica de alimento que se manifesta em ciclos regulares. Apetite é fundamentalmente um estado mental, uma sensação que tem muito mais de psicológico do que de fisiológico.

1.3 PREÇOS

Os preços são calculados de acordo com o custo da matéria prima e mão de obra, pois não existem restrições legais para se estabelecer o valor.

Mesmo com o objetivo de expandir-se, não se pretende fazer mudanças de preços. Pelo fato de ser um dos poucos restaurantes que serve a comida típica italiana, é procurado diariamente.

Os clientes que costumam freqüentar a Cantina já conhecem os preços e acham proporcional à qualidade dos pratos.

De acordo com o público alvo e qualidade dos produtos é estabelecido o preço vinculado na proporção de custo de produção de cada produto, uma vez que subtraindo os custos o lucro seja razoável.

1.4 CONCORRÊNCIA

Os principais concorrentes diretos são à Cantina Masseria e Casa Colonial, por se tratar de produtos de qualidade e até importados, os preços acabam saindo semelhante, a Cantina Masseria tem uma boa localização por estar situada na principal avenida da cidade e pelo ambiente mais despojado, já a Casa Colonial tem uma maior diversidade de vinhos, adega climatizada e uma grande variedade de queijos. Ambos concorrentes têm um acesso mais fácil de estacionamento.

Alguns concorrentes diretos fazem uso freqüente da mídia como propaganda, no caso da Cantina Romana, por não possuir espaço físico suficiente para receber mais do que os clientes diários não usa a mídia como ferramenta de propaganda.

Os concorrentes são aqueles que perseguem os mesmos mercados e adotam estratégias semelhantes. Os objetivos são moldados por várias situações, como o tamanho do ambiente, histórico da empresa, administração, situação financeira, clientes fidelizados e preferência do público em geral.

1.5 OBJETIVOS DE MERCADO

Atendimento personalizado para os 22.500 clientes cadastrados. Clientes esses que freqüentam a Cantina gradualmente. Como não tem espaço físico para atrair novos clientes. O diferencial do atendimento é o tratamento exclusivo para cada um de seus clientes, o objetivo desse tratamento exclusivo é saber o gosto de cada cliente sobre seus produtos.

Com o objetivo de abertura de franquias, serão escolhidas as cidades que contam com mais de 150 mil habitantes mediante pesquisa do IBGE, nos estados do GO, MS, MT, PR e RO.

Definir as estratégias de distribuição do produto é fundamental, pois em local novo, ainda levará um tempo para o cliente conhecer a marca, precisarão analisar a necessidade de cada população e o grau dos concorrentes diretos. Porque com um PDV bem planejado fica acessível conseguir um número satisfatório de vendas.

2 ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado serve como suporte para as ações do plano de negócios, utilizando-se dela para focar e direcionar o planejamento, o estudo das viabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com