TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plurelidade Escolar

Ensaios: Plurelidade Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Pluralidade cultura na Educação infantil

Nesse texto refletimos sobre os atritos e desafios causados pela pluralidade cultural dentro da sala de aula. Os seres humanos são muito diferentes em vários aspectos, como por exemplo, fisicamente, a cor dos olhos, cabelo, pele, altura e outras características nos diferem um do outro. Também nossas crenças religiosas, cultura, hábitos, valores, relacionamentos familiar entre outros aspectos próprios de cada grupo social ou região.

A função da educação infantil nas sociedades contemporâneas é a de possibilitar a vivencia em comunidade, aprendendo a respeitar, a acolher e a celebrar a diversidade dos demais, a sair da percepção exclusiva do seu universo pessoal, assim como a ver o mundo a partir do olhar do outro e da compreensão de outros mundos sociais. Isso implica em uma profunda aprendizagem da cultura através de ações, experiências e práticas de convívio social que tenham solidez, constância e compromisso, possibilitando a criança internalizar as formas cognitivas de pensar, agir e operar que sua comunidade construiu ao longo da história. Práticas sociais que se aprendem através do conhecimento de outras culturas, das narrativas tradicionais e contemporâneas que possam contar sobre a vida humana por meio de literatura, da música, da pintura e da dança. Isso é história coletiva que, ao serem ouvidas, se encontram com as histórias pessoais, alargando os horizontes cognitivos e emocionais através do diálogo, das conversas, da participação e da vida democrática.

Apesar de sermos biologicamente sociais é no convívio com os outros que aprendemos as formas de relacionamento. Essa é a grande tarefa e desafio da educação da primeira infância e é realizada nas suas práticas cotidianas. Nas tarefas do dia-a-dia, aquelas que realizamos junto com as crianças, produzimos concepções de educação. Se efetivam em vivencias e ações cotidianas nos estabelecimentos de educação infantil. É através das conversas, da resolução de conflitos, dos diálogos, da fantasia, das experiências compartilhadas que, desejamos tornar o mundo mais acolhedor. Aquilo que somos é tudo o que nos é passado por outros, e assim formamos nossa cultura. O dever da professora numa sala é valorizar as diferentes culturas e histórias que cada criança traz consigo quando vem para a escola e trabalhar para que todos intendam o valor de cada um como ser humano, e consequentemente explorar a beleza de ser diferente, sendo todos iguais. Desde pequenas as crianças trazem marcas fortes dos costumes e ideias adquiridos no seu convívio familiar e social. Também começam aí nos primeiros anos da educação formal, as discriminações, preconceitos e bullyings. O que pode acarretar problemas para o a criança por vários anos na sua fase escolar. Desafiadora, mas essa é uma tarefa importante na pratica docente. Estabelecer o respeito entre os colegas de classe, e trabalhar para que entendam que as diferenças culturais, sociais, de raças entre outras não deveriam ser um obstáculo no convívio entre eles, mas sim, algo que os unisse, uma verdadeira e sincera troca de aprendizados. Num ambiente com crianças de várias famílias diferentes não se pode aplicar um único modelo de prática pedagógica. Acreditamos que é importante destacar e trabalhar um pouco a cultura e história de cada um, porque só assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com