TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política sobre o currículo: novos pontos de vista

Artigo: Política sobre o currículo: novos pontos de vista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Artigo  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Políticas Curriculares: Novos Olhares

Sampaio, Ana Paula da Silva, graduanda do curso de Pedagogia, pela Faculdade de Vinhedo- ana.paula301423@hotmail.com .

Saul, Ana Maria; Silva, Antônio Fernando Gouvêa. Políticas Curriculares: Novos Olhares. História da Pedagogia 4- Revista Educação. São Paulo: Editora Segmento, dez./2010.

Ana Maria Saul é doutora em Educação. Dedica-se à docência e pesquisa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde é Professora Titular. Coordena a Cátedra Paulo Freire da PUC-SP no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Escreveu, entre outras obras, Avaliação Emancipatória: Desafio à Teoria e à Prática de Avaliação e Reformulação de Currículo (Cortez, 8° ed., 2010) e organizou Paulo Freire e a Formação de Educadores: Múltiplos Olhares ( Articulação Universidade/Escola, 2° ed.,2007).Antônio Fernando Gouvêa da Silva é doutor em Educação, docente e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (SP). Desenvolve pesquisa sobre o legado de Paulo Freire junto à Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Atua na linha de pesquisa sobre políticas de currículo e metodologia de ensino em Ciências Naturais. Escreveu, entre outras obras, “Política Educacional e Construção da Cidadania” (Sulina, 1996) e A Busca do Tema Gerador na Práxis da Educação Popular (Cefuria, 2005).

Vivenciamos um debate onde é abordado o papel da escola na sociedade do conhecimento. Apresenta-se também temas a favor da igualdade de gênero , contra o racismo em favor de uma educação de paz.

É fundamental que a sociedade análise que um dos maiores débitos na história de nossa sociedade é com a educação pública de qualidade.

Segundo Freire, o currículo concebido e praticado na educação básica da escola pública está comprometido com o processo de ensino-aprendizagem. O educador prepara o indivíduo para responder as necessidades e aos anseios de uma sociedade em constante transformação.

Segundo Freire é fundamental desenvolver práticas pedagógicas que incentivem a descaracterizar tanto nos professores como nos alunos.

Hoje o maior desafio está na reinvenção de um currículo numa perspectiva critica , onde os alunos podem expor suas opiniões e assim havendo uma transferência de conhecimentos entre educador e educando.

Para Freire as implicações político-pedagogicas nas formas de sistematizar os momentos de construção coletiva da comunidade escolar. Onde há prevalência da troca de interesses individuais, administrativos e funcionais.

A tradição da cultura da escola procura manter imutáveis as relações sociais e educativas, outra questão é a rejeição da prática curricular como prática política independente da modalidade de ensino, não são questionadas as implicações ideológica , epistemológicas das opções pedagógicas para uma educação voltada a formação de futuros cidadãos, e não indivíduos que possam atuar de forma critica.

A educação está sempre comprometida com a intenção que passa pelo sociocultural. Não há como negar as implicações sociais das práticas pedagógicas, com a construção ou a desconstrução de sentidos socioculturais, com isso são comprometidos ou não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com