TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que as pessoas usam drogas

Por:   •  3/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. Porque escolhemos esse tema?......................................................................02

2. Porque a escolha das drogas?.........................................................................03

3. O impacto diante da família e sociedade.......................................................04

4. Porque uns consegue se recuperar e outros não?...........................................05

5. Conseqüência do uso no organismo...............................................................06

6. Orientação para jovens sobre o mundo das drogas........................................07

7. Recuperação de um ex-usuário......................................................................08

8. Exemplo de um caso de recuperação.............................................................09

9. Referencias Bibliográficas.............................................................................10

PORQUE ESCOLHEMOS ESSE TEMA

O tema drogas tem sido cada vez mais abordado nas escolas, na mídia e nos lares. Ao mesmo tempo em que aumentam as informações sobre o assunto, cresce também o temor de pais e educadores. Esse temor pode impulsionar medidas corretas no sentido de prevenir e tratar a dependência química, mas também pode levar a medidas extremas, algumas vezes prejudiciais ao próprio indivíduo doente.

Nos dias de hoje não temos como não falar das drogas, pois ela esta constantemente no nosso dia a dia, no entanto, ao mesmo tempo em que há drogas “boas” como medicamentos vendidos com prescrição médica para tratamento de doenças, há outros tipos de drogas, as que são vendidas e consumidas nas esquinas, baladas e até mesmo dentro da própria casa. Visto que abordamos o tema droga, pois nos dias de hoje ela esta afetando adolescentes, as crianças e os adultos num geral. E isto é um dos grandes problemas na sociedade, pois através desta dependência química, as pessoas acabam destruindo suas famílias, amizades perdem seu emprego entre outros danos prejudiciais a saúde. Então, estamos dispostos a alertar todos e explicar como lidar com ela.

PORQUE AS PESSOAS USAM DROGAS?

Que as drogas fazem mal, ninguém discute. A mídia informa diariamente que crianças com 8, 9 e 10 anos já estão usando maconha, bebidas alcoólicas, cola de sapateiro, cocaína, crack, etc e, sob o efeito destas drogas, sem o perceber, estão ingressando no exército dos marginais, onde são iniciados no roubo, na prostituição, nos assaltos e nos crimes. Principalmente porque poderíamos acrescentar numerosas outras causas igualmente capazes de levar uma pessoa a usar drogas, como, por exemplo, ausência de Deus, um amanhã sem perspectiva, desorientação para o lazer, espírito grupal, imaturidade, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, identificação com os ídolos, etc. Em realidade, somente algumas dessas causas, isoladamente, seriam capazes de levar um jovem a se tornar um dependente de drogas. Isto nos preocupa de maneira assustadora porque aumenta a cada dia o número de atletas, cantores, músicos e artistas do cinema e da televisão, que estão usando drogas. E eles passam para os fãs a imagem do sucesso, da fama, da idolatria e da riqueza. Como é sabido, os jovens procuram imitar os ídolos em tudo que fazem, inclusive no uso das drogas. O problema das drogas é muito maior do que pensamos e não será solucionado enquanto a sociedade não se conscientizar da sua importância nesta luta, principalmente porque as drogas não escolhem vítimas, não respeitam classes sociais e nem mesmo se preocupam com o poder aquisitivo das pessoas. Simplesmente elas chegam e se apossam dos indivíduos, que, salvo raras exceções, tornam-se seus escravos.

A solução do problema torna-se muito mais difícil numa sociedade em que o indivíduo passou a ser valorizado pelo sucesso financeiro que conseguiu obter e pelo patrimônio que conseguiu amealhar. Assim, a substituição do Ser pelo Ter, inverteu a escala de valores sociais e morais.

É indiscutível que a sociedade gera, permanentemente, fatores criminógenos, que provocam reações de efeitos diversos, dependendo do caráter e da personalidade de cada um. Essas verdades incomodam, porque somos todos responsáveis, desde o governo às elites dirigentes e, também, à classe média, entregue aos prazeres dos pequenos delitos e adotando como valores morais os pregados na novela das 8 horas

O IMPACTO DIANTE DA FAMILIA E SOCIEDADE

O Brasil sofreu um grande aumento do uso de drogas nos últimos anos. Vamos a pergunta. Qual é a dimensão do problema das drogas no Brasil?

O maior problema das drogas no Brasil é o álcool. Ele contribui para o aumento da violência, tanto a domestica como na sociedade, mortes no transito somos os pioneiros em acidentes com pessoas alcoolizadas, mesmo com a “lei seca” onde a concentração de álcool é zero. A Organização Mundial da Saúde diz que nosso país, é responsável por cerca de 8% de todas as doenças existentes. Esse custo social é 100% maior do que os países desenvolvidos como EUA, Canadá, e da maioria dos países europeus.

Os adolescentes nos finais de semana adoram ingerir grandes quantidades de álcool correndo riscos de acidentes, gravidez não planejada e consumo de outras drogas ilícitas. E a lei que não pode vender bebidas para menores de dezoito anos, não é fiscalizada deixando espaço para o consumo do mesmo entre os adolescentes. E um caminho muitas vezes sem volta para o consumo de outras drogas. A maconha também é uma droga muito consumida no Brasil pelos adolescentes, causando perda do rendimento acadêmico, acidentes de carro e aumento de doenças como psicose e depressão, e ainda dizem que a maconha é inofensiva.

No Brasil a cocaína era consumida pela elite nas grandes cidades, pois seu preço era muito alto. Nos últimos 30 anos tivemos um consumo estrondoso de cocaína na forma de pó, pois seu preço havia diminuído e houve uma grande distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com