TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Operações e Processos Gerenciais

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

1. Sistema de responsabilidade:

O sistema de responsabilidade se trata da alocação de atividades, ou seja, a obrigação que uma pessoa tem para determinado serviço que lhe foi designado por seu supervisor.

Quando é dada uma função a um subordinado por seu superior é importante que ela seja feita da maneira que lhe foi pedida, pois a partir do momento que a tarefa foi deixada sob responsabilidade do empregado ele deve satisfação a quem te deu a mesma.

O chefe tem a responsabilidade pelos atos de seus subordinados, é preciso que o mesmo tenha ligação com o sistema de autoridade.

A departamentalização é uma forma de distribuir todas responsabilidades. Existem nove tipos dela, cada um tem o seu critério, cada uma com sua separação, elas são:

Departamentalização por quantidade;

Departamentalização funcional;

Departamentalização por produtos e serviços;

Departamentalização territorial;

Departamentalização por processos;

Departamentalização por clientes;

Departamentalização matricial;

Departamentalização por projetos;

Departamentalização mista;

O tipo de departamento mais frequente é a mista, cada empresa tem a estrutura que mais se adequa à sua realidade organizacional, assim cada empresa tem sua forma de departamentalizar.

Sistema de autoridade:

Para o sistema de autoridade seguir corretamente é preciso que os níveis hierárquicos estejam muito bem desenvolvidos e para que isso ocorra é necessário que dentro da empresa esteja definido qual o modelo de autoridade, se é a centralização ou descentralização.

Se é desejável que determinada empresa tenha uma hierarquia menor ou se não se possui confiança o suficiente em todos subordinados, é aconselhável que seja usado a opção de centralização, assim terão poucos chefes e muitos subordinados. Desse modo o poder decisório se concentra nos níveis mais altos e as decisões são tomadas por administradores que possuem visão global e isso ajuda a manter a uniformidade das ações, e as decisões são mais objetivas.

Porém a escolha do sistema de centralização também traz desvantagens, por exemplo, os administradores que tomam determinadas decisões estão distantes dos fatos, e raramente mantém contato com os envolvidos.

Já a descentralização se trata da diluição de autoridade, quando se expande o nível hierárquico, as decisões são tomadas junto com a área que executa determinada função, distribuindo o poder decisório, não incluindo apenas os níveis mais altos da hierarquia, a maior participação dos colaboradores nesse processo promove motivação entre os mesmos. Sendo assim as atribuições não se aplicam apenas na alta administração, ajuda os que estão no nível médio da hierarquia da empresa a ter um treinamento de como funciona a tomada de decisões.

Assim como a centralização, a descentralização tem seus contras, a empresa acaba tendo um maior custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com