TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de processos gerenciais

Relatório de pesquisa: Gestão de processos gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

Fulano de Tal – RA 1234567

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

Fundamentos da Administração

Recursos Materiais e Patrimoniais

Técnicas de Informática

1 Organização

Estampa e Solda do Brasil Ltda.

Missão:

Ser uma empresa líder de mercado através da satisfação dos seus clientes

Valor:

Desenvolvimento das pessoas / melhoria dos processos produtivos / parceria entre funcionários, fornecedores e clientes

2 Histórico da Organização

A Estampa e Solda iniciou suas atividades em 1973 na Europa e em 1980, iniciou as obras para a implantação da fábrica no Brasil. A Estampa e Solda do Brasil atualmente fornece apenas para a Montadora de Automóveis.

1 Natureza do Negócio

Indústria Automobilística que fornece conjuntos soldados e peças estampadas.

3 Porte das Instalações

A fábrica conta com uma área de 50 mil metros quadrados construída de um total de 300 mil. A área de funilaria ocupa 20 mil metros quadrados; a de prensas, 20 mil metros quadrados; a de estoque 10 mil metros quadrados.

A funilaria conta com oito linhas de montagem e dezesete robôs para soldagem da sua produção. A área de prensas tem 15 linhas de prensas em plena atividade..

4 Principais Mercados

A Estampa e Solda atua no Mercado Automobilístico nacional e internacional.

1,5 Principais Clientes

A Estampa e Solda do Brasil fornece peças exclusivamente para a Montadora de Automóveis.

1.6 Principais Fornecedores

A Estampa e Solda hoje trabalha com diversos fornecedores. Entre os parceiros com os quais terceiriza a estampagem e solda de produtos podemos citar Fape, Pravic, Paíra, ICG, Metalrezende, San Marco, Estampaço, Alvorada, Dvcom e Estamporminas. Na área de serviços a Estampa e Solda terceiriza a movimentação de cargas, o transporte de pessoal, a alimentação e a segurança patrimonial. A Chapas de aço são fornecidas pelo cliente.

1.7 Principais Insumos

A Montadora de fornece a matéria-prima para estampagem de peças. A Estampa e Solda do Brasil adquire no mercado os fixadores (porcas e parafusos), os materiais auxiliares e demais insumos necessários para o funcionamento da fábrica.

1.8 Quadro de Funcionários

A Estampa e Solda do Brasil conta com aproximadamente com 3.000 funcionários, interligados verticalmente conforme demonstrado no organograma figura 1.

Organograma (FIG. 1)

[pic]

1.9 Principais Instalações, Equipamentos e Tecnologia.

o Prensas excêntricas e hidráulicas de 1000, 800, 700, 650, 450, 400, 350, 300, 250, 200, 160, 150 e 100 toneladas;

o Equipamentos de solda Mig, solda Oxiacetilênica;

o Dispositivos para soldagem;

o Pinças para soldagem à ponto

o Robôs para soldagem à ponto

o Máquinas de controle dimensional.

1.10 Principais Processos

o Prensas: São máquinas utilizadas no processo de estampagem.

o Estampagem: É um processo de fabricação no qual as chapas são cortadas, dobradas e repuxadas. Neste processo são feitas as peças.

o Funilaria: É o setor onde acontece a soldagem das peças que foram estampadas nas prensas. É a carroceria do veículo tomando forma.

o Expedição: É o setor da logística responsável pelo recebimento de materiais e envio dos produtos finais para os clientes.

o PCP: É o setor da logística responsável por programar e controlar a produção. Informando o que, quando e quanto à produção deve produzir e é responsável também por fazer chegar à matéria-prima, assim como controlá-la.

1.11 Aspectos Competitivos

A Estampa e Solda do Brasil, pelo fato de ser parceira da Montadora de Automóveis há quase cem anos não possui potenciais concorrentes. A Estampa e Solda do Brasil atua em um segmento de mercado muito específico. Além de contar com um parque industrial moderno com mão de obra capacitada, a Estampa e Solda do Brasil é um dos poucos fornecedores com capacidade para fornecer carrocerias parcialmente completas.

2.0 Gestão Estratégica

Para ser líder de mercado, a Estampa e Solda busca a satisfação total dos seus clientes. Para tanto, a mesma implantou um sistema de qualidade que garanta que seus produtos sejam sinônimo de qualidade.

A alta Direção da Estampa e Solda estabeleceu uma política baseada em um processo de aprimoramento contínuo abrangendo o desenvolvimento das pessoas; a melhoria dos processos produtivos; a parceria entre empregados, fornecedores e clientes e a rentabilidade como retorno de todos os esforços.

A forma de gestão adotada é voltada para a determinação de metas e no monitoramento constante de desempenho. Essas metas não se limitam às medições financeiras, mas se relacionam aos requisitos dos clientes, identificação da possibilidade de aprimoramento dos processos internos, possibilidades de aprendizado e crescimento, assim como os investimentos em recursos humanos, sistemas tecnológicos e capacitação.

Visando a redução de custos através da melhoria dos processos, a empresa está em fase de implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com