TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Operações e Processos Gerenciais

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

...............................................................................................................................

O “O” DE OSM

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

O “O” DE OSM

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos N2BÁSICOA  da Faculdade ENIAC para a disciplina Organização e Processos Gerenciais.

Prof. Adriano de Jesus Shimizu

Guarulhos

2015

[pic 2]

1. Nas questões abaixo o aluno deverá fazer uso de pesquisas em livros da biblioteca virtual, e somente livros; realizar as devidas citações e fazer as respectivas referências:

a. Apresentar diferentes conceito do que vem a ser OSM sob a percepção de diferentes autores, e após as citações; realizar uma analise de seu entendimento

O professor Tadeu Cruz (2002), define OSM como o “estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham interligá-las de forma sistêmica”. (CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002).

De acordo com Tadeu Cruz, OSM tem como objetivo estudar as atividades das organizações através de análises e observações, afim de criar maneiras para associá-las de forma organizada. OSM tem como função o diagnóstico de problemas administrativos, e logo após a análise os problemas são tratados.

Para Rocha (1998), define OSM como “sendo a função mista de Organização e Planejamento, desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos e de operações de uma instituição, na determinação dos planos, principalmente na definição dos procedimentos, rotinas e métodos”. (ROCHA, Luiz Oswaldo Leal da. Organização e Métodos. São Paulo: Atlas, 1998).

Assim, a função de OSM é o planejamento e a organização de uma construção de estruturas, recursos e operações da empresa, bem como na definição das diretrizes e procedimentos. Podemos dizer que a finalidade de OSM junto com a definição de Rocha é: planejar, organizar, administrar, ordenar e inspecionar os esforços do time, que se juntam em busca de resultados .

b. Apresentar definições de organização, sob a ótica de diferentes autores, e realize uma análise comparativa entre esses.

 “A organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. (CURY, 2000, p. 116).

Para Cury, a Organização é planejada através de esforços cooperativo, ou seja toda a corporação, com o intuito de execer as tarefas e deveres designado à eles.

Organização é a função administrativa que se incumbe do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. O agrupamento dos órgãos e das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autoridade de um líder ou chefe ou de uma hierarquia de autoridade composta por liderança de lideranças ou chefes de chefes. (CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração Geral. Barueri, SP:Manole,2009,p.49)

Para Chiavenato, a Organização tem como função a junção dos órgãos e atividades afim de administrá-los para se chegar em um resultado através dos objetivos da empresa. Assim, a organização precisa lidar com pessoas pois através das pessoas os planos serão executados de maneira correta e eficiente para que os objetivos sejam alcançados. As atividades e autoridades da empresa devem ser corretamente distribuídas.

Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital, um formigueiro, um time de futebol ou uma escola são todos exemplos de organizações."

Para Maximiano, a Organização depende de esforços individuais para assim, alcançar os objetivos do grupo. Ele acredita que por meio desses esforços individuais que nos trás a ideia de organização é possível atingir metas que seriam difíceis de se alcançar individualmente. Uma organização eficaz é aquela que realiza seus objetivos, com isso temos a satisfação do grupo gerando um grande impacto positivo através da aprendizagem organizacional.  

De acordo com Moraes (2004, p.91): Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.

Segundo Moraes, objetivos e recursos são fatores determinantes que definem as organizações, fazendo-se compreender que a sociedade que cerca o homem é feita de organizações. As atividades e a autoridade são coordenadas, interagindo com o ambiente que o cerca.

Portanto podemos dizer que a Organização é a união de pessoas, ideias e recursos, conduzidos a um objetivo comum. Assim, a Organização tem como resultado a qualidade, onde os indivíduos tem relações, é organizada através de organogramas, níveis hierarquicos ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma.

c. Descrever os diferentes conceitos de hierarquia a ótica de diferentes autores, e apresentar ao menos dois modelos de estruturar organizacionais, pode ser de empresas em que trabalhou ou de pesquisa em livros.

Conceito segundo Chiavenato: “A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.” (Chiavenato, p.85)

Podemos dizer que a Estrutura Organizacional, resulta em um processo no qual à autoridade é distribuída, as atividades são estabelecidas, desde o nível operacional até o nível estratégico, possibilitanto as pessoas realizem as atividades e exercerem a autoridade que lhes foram concedidas, para alcance dos objetivos da organização. A hierarquia é a posição das autoridades, que dispõe níveis de poder e importância dentro da organização, de modo que os níveis inferiores é sempre submisso às posições superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com