TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Gestão Escolar

Artigos Científicos: Portfólio Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 13

DISCIPLINA: O PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011.

Atividades aplicadas: práticas – página 92

Procure uma escola que tenha atuação de pedagogos em sua cidade, converse com eles sobre um mecanismo de gestão democrática, principalmente o conselho de escola ou conselho escolar, e descreva em linhas gerais como é o seu funcionamento.

A criação do Conselho pode contribuir de várias formas para democratizar as relações no ambiente escolar, pois ele é o instrumento que supõe o compartilhamento do poder e, desse modo, a ação conjunta descredencia o individualismo tão presente na gestão de nossas escolas públicas.

De acordo com Abranches (2003), o conselho pode ser caracterizado como um órgão de decisões coletivas, capaz de superar a prática do individualismo e do grupismo. O autor acrescenta ainda que se o Conselho for realmente formado por todos os componentes da comunidade escolar, ele deverá alterar progressivamente a natureza da gestão da escola e da educação, pois deverá intervir positivamente na qualidade do serviço prestado pela escola.

Neste item procuramos caracterizar a natureza do Conselho Escolar no âmbito da escola investigada. A escola pesquisada foi a EMEB BELMIRO SOARES DA CUNHA em São Bernardo do Campo. Foram escolhidos os pedagogos para a pesquisa.

De acordo com o Regimento Interno do Conselho Escolar da escola pesquisada (1995), no seu Art. 4º estabelece-se que “O Conselho Diretor, constituído nos termos do Artigo 2º, incisos de I a V, do Decreto nº 12.508, de 13 de fevereiro de 1995, é um órgão deliberativo e consultivo”.

Esse é um aspecto importante para ser realçado, porque diz respeito à forma como o Conselho se organiza e às funções que ele exerce na busca de contribuir para a gestão democrática no âmbito da escola.

Ao assumir essas características, o Conselho se torna responsável por deliberar, ou seja, tomar decisões no âmbito escolar, após uma discussão com todos os segmentos que o compõem e também passa a emitir pareceres sobre as situações estudadas para, dessa forma, poder cumprir com a sua função de órgão consultor.

De acordo com o referido Regimento, o Conselho Escolar teria, ainda, as seguintes competências: Apontar ao Conselho Fiscal da Caixa Escolar as irregularidades que, por ventura existirem, sugerindo, inclusive, as medidas que reputar úteis; analisar e aprovar o Projeto Político – Pedagógico da Escola, o Plano Anual de Trabalho e o Calendário Escolar, propondo mediante parecer, as modificações necessárias ao seu aperfeiçoamento; deliberar, em última instância, sobre o cancelamento de matrículas, a transferências de alunos e a remoção de servidores a qualquer titulo, observando a legislação pertinente a cada caso; emitir parecer em matérias de interesse da escola, sempre que solicitado por qualquer um dos seus segmentos ao pela direção. (REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR, 1995, p. 2).

Essas são apenas algumas das competências do Conselho Escolar, que podem estender a sua atuação a todas as áreas da instituição.

Mas, segundo os atores pesquisados, o Conselho da Escola em estudo além de ser de natureza deliberativa e consultiva, também apresenta características executivas, normativas e propositivas.

Os atores escolares reconhecem que o Conselho Escolar da instituição apresenta todas essas características na sua natureza, de acordo com a seguinte proporção: natureza Consultiva (25%), Deliberativa (37,5%), Executiva (18,75%), Normativa (12,5%) e Propositiva (6,25%).

DISCIPLINA: SISTEMAS DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

CORDIOLLI, Marcos. Sistemas de ensino e políticas educacionais. Curitiba: Ibpex, 2011.

Atividades aplicadas práticas – página 280 e 281

1.

• Escolha uma escola e agende uma reunião com os professores com tempo de pelo menos quarenta e cinco minutos.

• Na reunião, apresente a seguinte questão para discussão:

• “A jornada de trabalho é de 200 dias letivos por ano. Considerando isso, qual a relação entre a quantidade de (200 dias letivo) e qualidade do aproveitamento escolar pelos estudantes”. Solicite que apresentem o que consideram como pontos positivos e negativos desta determinação da LBDEN de 1996.

a) Permita que os professores discutam livremente o tema por 30 minutos.

b) Anote os tópicos principais.

c) Caso os professores apresentem proposições de redução de jornada escolar, solicite que apresentem propostas, considerando que a sociedade na escola contemporânea funciona também como espaço de cuidado dos filhos no horário da jornada profissional dos pais.

d) Agradeça aos professores participantes.

e) Elabore um texto com base Nas considerações dos professores sobre esse tema

• Uma das proposições decorrentes do sistema de avaliação, determinado pela LDBEN de 1996, é a elaboração qualitativa dos estudantes.

• Caso você seja professor com atuação em sala de aula de educação básica:

a) Escolha três estudantes de uma de suas turmas.

b) Reúna as atividades deles durante um período de aula e faça um parecer em períodos regulares desses estudantes. Utilize os critérios que você achar os mais adequados.

c) Realize com todos os estudantes, em dia em que os três escolhidos estejam presentes, uma avaliação formal, sem consulta e com atividades sobre os conteúdos estudados.

d) Compare o desempenho dos estudantes na atividade de avaliação com os pareceres redigidos sobre eles.

e) Analise comparativamente os dois instrumentos sobre eles emita um parecer por escrito dessa experiência.

• Caso você não tenha atuação em sala de aula com educação básica, converse com um professor e solicite a ele que:

a) Escolha três estudantes de uma de suas turmas.

b) Reúna as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com