TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portólio Educação Inclusiva: adaptando a sala de aula

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio Licenciaturas – CII – 2018

Cesar Augusto de Freitas Garbim Junior

RU: 1831190

Polo: Cruzeiro do sul- AC

Educação inclusiva: adaptando a sala de aula

Atividade escolhida:

(  ) planta baixa

(x) maquete

Descrição das mudanças necessárias no espaço da sala de aula (150 a 250 palavras)

O mundo evolui a cada dia pensando no conforto dos humanos. Isso se reflete também nas escolas, onde se deve sempre pensar no conforto dos seus educando, já que o meio em que estamos inserido influência na nossa aprendizagem. Sabemos que atualmente a inclusão esta cada vez mais presente nas escolas e que junto com tudo isso, o ambiente precisa ser mudado para se ter uma aprendizagem mais eficaz.

 Pensando na sala de aula, para receber um aluno com deficiência motora ela precisa ser bastante ampla para o mesmo se locomover com facilidade. Deste modo, organizamos as cadeiras em círculos saindo do modelo tradicional que são as filas, estando todas juntas para que o aluno com dificuldade de locomoção sinta-se mais próximo dos demais colegas, e que ao entrar, o mesmo possa identificar o seu espaço, sendo sempre mais amplo devido a sua necessidade de espaço levando em conta a dificuldade motora em manusear as coisas. Como forma de incluir e garantir esse apoio, começamos por gestos simples: tendo sempre um vaso de lixo próximo do seu assento, um apoio para dependurar sua mochila de altura razoável e uma prateleira para guardar seus livros, para que o mesmo não precise sair do seu local. Uma cadeira ajustável é essencial para que o aluno sinta-se mais confortável durante o processo de aprendizagem.

Imagens (1 a 3 imagens da planta baixa ou da maquete. Acrescente legenda).

[pic 3]

(Sala de aula vista de cima. Temos duas cadeiras adaptadas uma no lado direito e a outra no lado esquerdo).

[pic 4]

(Imagem do fundo da sala: temos uma ampla janela de vidro para poder observar o pátio e deixar o ambiente mais arejado. Ao lado, temos um armário para guardar os matérias didáticos).

[pic 5]

(Imagem da mesa e da cadeira do aluno especial, sendo mais ampla que as demais, com um armário mais baixo no modelo de uma caixa para guardar seus livros, tendo um cabide para deixar sua mochila e um porta lápis fixado na sua mesa e um vaso de lixo bem próximo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (439.2 Kb)   docx (422.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com