TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva: Desafios Da Formação E Da Atuação Em Sala De Aula

Por:   •  21/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE - FAVENI

PÓS - EDUCAÇÃO ESPECIAL

           MONICA CRISTINA SANTOS TEIXEIRA

        

   EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA

                                       

CAMPINAS

2020

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA 

TEIXEIRA[1], Monica Cristina Santos. 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO - A Educação Especial como modalidade de ensino ainda está se difundindo no contexto escolar e para que se torne efetiva é preciso dispor de redes de apoio que complementem o trabalho do professor. No entanto, as redes existentes de apoio são compostas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) como intérprete, professor de Braille, entre outros. Tornando-se assim um sistema de suporte permanente e efetivo para os alunos especiais incluídos, os métodos e técnicas especializados para uma sala de aula de Educação Especial que não é mais concebida como um sistema educacional paralelo ou segregado, mas como um conjunto de recursos que a escola regular deverá dispor para atender à diversidade dos alunos. É preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos e não apenas para suas limitações, pois é de extrema importância que formação inicial e continuada estejam conectadas ao cotidiano escolar, aprendendo a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino. Este trabalho teve como objetivo de vivenciar o desafio que a Educação Inclusiva tem proporcionado para a formação e da atuação em sala de aula, em que o aluno inserido ingresse na escola comum e que nela permaneça com igualdade de oportunidades, para que assim possa desenvolver-se como os demais alunos que a compõem. A educação inclusiva é uma realidade presente na maioria das escolas, sendo que o acesso à escola regular não garante a qualidade do ensino recebida pelos alunos público-alvo da educação especial, pelos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

PALAVRAS-CHAVE: Alunos Especiais; Educação Especial; Escolas; Professor; Sala de Aula.

1     INTRODUÇÃO

Ultimamente o sistema educacional brasileiro tem passado por grandes mudanças e tem conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos. As práticas educacionais desenvolvidas promovem a inclusão na escola regular dos alunos com deficiência seja ela física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, com transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades.

As ações têm evidenciado os esforços dos educadores em ensinar a turma toda representando um conjunto valioso de experiências, pois a educação especial como modalidade de ensino ainda está se difundindo no contexto escolar e para que se torne efetiva, é preciso se dispor de redes de apoio que complementem o trabalho do professor.

O papel do educador é intervir nas atividades que o aluno ainda não tem autonomia para desenvolver sozinho, ajudando o estudante a se sentir capaz de realizá-las, aos alunos cabe atribuir significados e construir conhecimentos e o professor assume a função de mediar esse processo. Desta forma, qual a importância do professor frente ao processo da Educação Inclusiva?

Este trabalho tem como objetivo geral analisar e avaliar os desafios da formação Educação Inclusiva e como objetivo específicos descrever um contexto histórico da atuação do Professor de Inclusão em sala de aula e discorrer sobre qual a função da escola e da prática docente para a educação inclusiva.

Este trabalho se trata de uma revisão de literatura com fundamentação teórica embasada em livros do acervo da biblioteca digital e consultados artigos específicos da área de educação que abordassem o tema da inclusão escolar e estudos empíricos pesquisados nas bases de dados como Google acadêmico, Pubmed.

Foram utilizados trabalhos publicados nos últimos 11 anos e os descritores utilizados na busca foram o professor, deficiência intelectual, inclusão escolar, visando analisar o papel do professor no processo de desenvolvimento e aprendizagem na Educação Inclusiva.

2     OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Atualmente há vários documentos publicados no Brasil, assim também como pelos órgãos internacionais que defendem o acesso à educação gratuita e de qualidade para todos, tendo como princípios básicos a ideia de que a escola comum é o meio mais efetivo para diminuir ou sanar a discriminação e o preconceito do aluno de inclusão (GONZAGA, 2014).

Dispositivos legais esses que vem assegurar o acesso da pessoa com deficiência na mesma sala do aluno sem deficiência, no entanto, há ainda vários fatores na prática que impossibilitam ou até mesmo dificultam esse acesso, principalmente aos que se refere a Educação Inclusiva (SANTOS, 2016).

A Inclusão traz para as escolas de ensino regular o desafio em poder alcançar seus objetivos de ensinar, em fazer com que o aluno aprenda os conteúdos curriculares, pois o aluno que tenha deficiência se relaciona com o saber de forma diferente, pois a deficiência intelectual denuncia a incapacidade da escola de atingir seus objetivos (CARVALHO, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com