TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA

Por:   •  23/11/2018  •  Seminário  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 12

O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE E A IMPORTÃNCIA DA FAMÍLIA[pic 1]

Andréa Cordeiro de Souza

Profª Tutora - Alexsandra de Santana Soares Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (Turma FLEX (PED062) -  Seminário Interdisciplinar II-

A Relação Escola / Comunidade

11/11/2018

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo compreender a importância do PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NA ESOLA. Pois o relacionamento entre família, escola e sociedade faz parte do dia a dia de qualquer ser humano, e por isso é essencial que essas relações aconteçam de forma positiva e construtiva, pois é fundamental que as relações beneficiem todas as pessoas envolvidas. Um grande alicerce para vivermos em sociedade sem dúvida são os nossos relacionamentos, com nossa família, nossos amigos, colegas de trabalho, e sem duvidas a nossa escala. Por tanto, se recorreu à pesquisa de diversos teóricos, considerando o pensamento de cada um deles naquilo que venha respaldar o tema proposto nesta investigação. Assim como os pontos sugeridos para suscitar inquietação e discursos posteriores. Com base nesta pesquisa bibliográfica, percebe-se que realmente a família é a parte primordial para o crescimento do individuo na sociedade, ela é a base fundamental para se manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente da escola, da família, da sociedade, só assim, o sucesso na educação mudara a forma de pensar e agir de cada individuo. Levando em consideração que a escola tem um papel determinante na construção social de cada indivíduo.

Palavras-chave: Educação, Família, e Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

   A escola precisa repensar sobre que tipo de sociedade ela pretende construir, haja vista que ela tem participação preponderante na formação do caráter social dos indivíduos, e, portanto, tem em suas mãos o poder de intervenção pelos mecanismos da educação, Por isso, este trabalho de pesquisa tem suma importância no momento em que se ela vem debater O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE E A IMPORTÃNCIA DA FAMÍLIA. A problemática central desta pesquisa surgiu de um questionamento essencial para sua produção: “Até que ponto a escola tem cumprido seu papel social?”. A partir da hipótese de que entre os diversos problemas enfrentados na realidade do cotidiano escolar, principalmente das escolas públicas, os que mais refletem no insucesso da educação para a vida de uma grande massa de alunos, são os de ordem social. Tudo isso se deve principalmente ao fato de que na maioria das vezes a escola não se apercebe do poder de influência que exerce como entidade formadora do caráter social, considerando que se hoje a estatística apresenta um alto índice de marginalidade é principalmente por falta de assistência por parte dos órgãos responsáveis pela educação, e se existem hospitais abarrotados de doentes é em parte também por falta de orientação educacional, ou seja, a educação é um eixo onde tudo gira em torno de sua doutrina, e percebe-se que ela é um dos remédios importantes para a maioria dos problemas de ordem social. Por isso mesmo, olhando deste ponto de vista, é que dependem bastante da escola destacar-se como um diferencial e ser referência no ato de ensinar, formar indivíduos dentro desta realidade, traçando estratégias pedagógicas com o objetivo de envolver a equipe escolar em um mesmo propósito, trabalhando sistematicamente em sintonia com uma consciência mais voltada para a socialização dos pais de alunos e da sociedade local com o grupo escolar, tornando-os seus parceiros para jogar definitivamente em seu time, tendo participação direta ou indireta nos trabalhos pedagógicos propostos nos planos de cursos e no PPP (Projeto Político Pedagógico). [pic 2]

Sendo assim, tendo a sociedade local como coadjuvante na construção educacional e na formação social dos indivíduos sob a responsabilidade e regência da escola, espera-se que os alunos resultantes deste processo venham desenhar a sociedade de amanhã, em condições mais justas e consciente e socialmente mais equilibradas. Segundo Paulo Freire (2001), “o Brasil foi “inventado” de cabeça para baixo, autoritariamente. Precisamos reinventá-lo em outros termos”. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”. (LDB, Art. 3º, XI). A escola tem como papel social a tarefa de, principalmente, encaminhar ações por meio de processos educativos que venham despertar o compromisso social dos indivíduos, das entidades e dos grupos sociais, objetivando fazer uma só aliança, capaz de promover mudanças e transformações no cumprimento do dever educacional, da preparação e formação de alunos que sejam cidadãos portadores de uma nova visão de mundo reinventado, através da criticidade e da participação.

Para Gadotti (2001), a pedagogia é revolucionária, significa que ela não esconde as relações existentes entre educação e sociedade, entre educação e poder, ou seja, ela não esconde o papel ideológico, político, da educação.

É utopia que todos os problemas sociais se resolvem pela educação, mas é certo que ela representa uma condição indispensável para resolvê-los. A educação é um fato social que, a princípio, tem por função socializar, integrar gerações imaturas na sociedade e desenvolver a sociedade em geral e os indivíduos em particular, pois, além dessas funções sistemáticas.

Na história da educação, percebe-se que a cultura do ser humano é caracterizada por viver essencialmente em sociedade. Segundo Aranha (2001), na antiguidade, o sistema educacional nas tribos era difusa, ou seja, todos participavam da formação do individuo no grupo social. E para enfatizar este pensamento, Pedro Demo (1995) afirmou que hoje parece quase uma banalidade afirmar que as pessoas se moldam socialmente. “O ambiente social, o meio familiar, o convívio com certos grupos, a pertença de classe, tudo isso influi pesadamente na formação do indivíduo e da própria sociedade” (DEMO, 1995). E ainda Pedro Demo segue ressaltando que o sistema social é composto da interação dos indivíduos, que aparecem tanto como atores, quanto como objeto de orientação dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com