TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagogica

Exames: Pratica Pedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES:

RELATÓRIO DESCRITIVO

Após o estudo do capítulo “Caminhos para democratização da escola: a metodologia do Projeto Político Pedagógico”, do componente curricular Projeto Político Pedagógico da Escola, peça a um diretor e um professor que atue na escola de Educação Básica escolhida para responderem às perguntas a seguir.

1-Entrevista com o(a) gestor(a) da escola

O primeiro passo, antes de realizar a entrevista, é entrar em contato com o(a) diretor(a) da escola e explicar a proposta de trabalho que estão realizando como prática pedagógica para o curso de Pedagogia/UNIUBE: a importância do Projeto Político Pedagógico. Feito isso, no dia e horário marcados, leve as perguntas escritas em um papel e anotem as respostas do(a) diretor(a) entrevistado(a).

1- A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado? Sim, Em construção com todos os segmentos da escola.

2- Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

A dificuldade maior foi encontrar dados concretos a cerca da história da escola.

A maior facilidade foi, quando assumimos, termos encontrado um PPP em fase de conclusão.

3- Quais benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda, ou não, para a escola. O PPP é um projeto norteador de ações que vão contribuir para o desenvolvimento escolar dos nossos alunos, e, melhorar a prática docente dos nossos profissionais.

Dados de identificação do diretor entrevistado: Érico Zottele Nunes , Licenciado em matemática e especialização em matemática na educação.

2-Entrevista com professor

1ª) Como professor(a), participa ou participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi sua atuação? Sim, participei da elaboração do PPP da escola há alguns anos atrás, porém o mesmo necessita de atualizações. A atuação dos professores foi baseada no estudo de alguns textos e elaboração de outros.

(2ª) Seu Plano de Curso, Plano de trabalho ou Plano de Ensino foi/foram elaborados com base no Projeto Político Pedagógico da sua escola? Por quê? O plano de ensino atualmente é feito com base no currículo básico da educação, incluindo atividades dos livros didáticos, respeitando as normas do PPP.

3ª) Em seu trabalho, como professora da Educação Básica, você percebe o Projeto Político Pedagógico como instrumento: (x) fundamental para a vida na escola; ( ) apenas uma exigência formal; ( ) mais um documento que pouco contribui para o cotidiano da escola; ( ) um instrumento da autonomia pedagógica e administrativa da sua escola; ( ) outros. Por quê? É fundamental pois todas as ações escolares tem que estar respaldadas nas determinações do PPP.

Dados de identificação do docente entrevistado:

Professor há__22__anos no exercício da docência. Série/nível em que atua como docente _Ensino Fundamental 4° Ano_____

3-Elaboração de um texto

Como base em seus estudos sobre a LDB 9394/96, o capítulo básico “Caminhos para democratização da escola: a metodologia do Projeto Político Pedagógico” e as entrevistas realizadas, vocês deverão responder: por que o Projeto Político Pedagógico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com