TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. 7.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO...........................2

2. 7.2 O FAX DO NIRSO..........................................................................................2

3. 7.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)...3

4. 7.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL.................................................................3

5. 7.5 A FOLHA AMASSADA...................................................................................4

6. 7.6 A LIÇÃO DOS GANSOS................................................................................4

7. 7.7 ASSEMBLÉIA NA CARPINTARIA..................................................................5

8. 7.8 COLHERES DE CABO COMPRIDO..............................................................5

9. 7.9 FAÇA PARTE DOS 5%..................................................................................6

10. 7.10 O HOMEM E O MUNDO............................................................................6

11. 7.11 PROFESSORES REFLEXIVOS................................................................6

12. 7.12 UM SONHO IMPOSSÍVEL.........................................................................6

13. 7.13 PIPOCAS DA VIDA....................................................................................

14. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA........................................................................8

1. 7.1 EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

A educação permeia por toda nossa vida, desde que nascemos até a nossa morte, estamos agregando valores e conhecimentos no meio em que vivemos. Não se prende a um determinado povo ou nação, ela é praticada de diversas formas, variando conforme cada classe social, a exemplo da carta de resposta dos índios divulgada por Benjamin Franklin, a educação adquirida pelos índios enviados á escola dos brancos, de nada teria utilidade para a vida e o cotidiano na aldeia, perdendo hábitos de sua cultura, tornando-se vulneráveis a vida na floresta, a educação do branco serviria para o convívio em seu próprio meio. Mas para os chefes não fazia deles homens, pois na sua concepção homens de verdade caçavam, lutavam, construíam suas cabanas e suportavam o frio e a fome, o que os podiam tornar grandes caçadores, guerreiros ou conselheiros. Morremos e não aprendemos tudo, a educação é necessária a todo instante, pois estamos adquirindo conhecimento a todo o momento, seja na escola, em casa, no trabalho, na igreja, na sociedade como um todo, adquirimos conhecimento e passamos adiante, cada povo tem seus valores e sua educação, jamais podemos dizer que um aprendizado é perdido, e sim afirmamos que infinito. Sendo assim, cada aluno chega á escola com sua bagagem de conhecimento do externo no meio o qual ele convive, e tem a necessidade de ser lapidado pelo seu educador, que tem o papel de orientador no seu processo de aprendizagem tanto formal, quanto como cidadão, mas nunca deixando de evidenciar, que a educação está presente em todos os lugares, raças, crenças e meios, nossa capacidade de aprendizagem é infinita, basta a buscarmos.

2. 7.2 O FAX DO NIRSO

Nirso apesar de seus erros ortográficos era um funcionário exemplar, não necessitava de conhecimentos formais para realizar suas vendas, contava com seu desempenho invejável de vendedor, sua escrita errada incomodava seus colegas de serviço, a maneira coloquial oral, o seu modo de falar errado era transmitido nas mensagens, na sua escrita, provavelmente transmitia aquilo que aprendeu desde criança, porém não afetando em seu desempenho como vendedor.

Em meio a tantos avanços tecnológicos e meios de comunicação modernos, perdesse um pouco da educação formal, especialmente nos jovens que usam a linguagem da internet, os chamados gêneros virtuais, caracterizado pela centralidade da escrita e pela multiplicidade de simiones: imagens, sons, texto 3 escrito. Mas a necessidade de uma educação formal, bem desenvolvida e aprimorada, vem exigindo da sociedade em geral um esforço para a norma culta, pois grandes empresas necessitam de funcionários capacitados, mesmo um indivíduo tendo certas aptidões, sem uma formação escolar mínima que seja, pode acarretar sérios problemas a ela. A educação vem a passos lentos, diferente das grandes indústrias, e empresas, que necessitam do despertar dos indivíduos, para seu melhor desempenho na sociedade, no emprego, em um modo geral. Só sendo possível atingir esses patamares de pessoas qualificadas, através da educação formal, pois nem todos contam com a boa sorte do vendedor de Nirso. Podemos ser bons no que fazemos, mas o mundo atual exige de nós uma busca pelo conhecimento e aprimoramento de nossas habilidades através da educação formal.

3. 7.3 A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

Como na versão do lobo, a passar um conteúdo aos educandos não deve tirar lhes o direito de questionar, pois isso faz parte do processo de aprendizagem, o professor não detém toda a verdade de seus conteúdos aplicados, isso não de implica em abandonar as técnicas de ensino e nem em que há apenas mentiras, mas no processo deixar fluir a cognição de cada aluno, muitas vezes a divergência do aluno a um determinado assunto abre um leque de novos conhecimentos antes não explorados.

4. 7.4 UMA PESCARIA INESQUECÍVEL

Ética nada mais é do que o certo é certo, e o errado é errado, mesmo que em algumas determinadas situações, fica difícil seguir a ética, fazer o correto mesmo que nos cause dor, raiva, ódio, constrangimento, insatisfação e vários outros sentimentos, ela não se aprende na escola, cada um á detém na sua essência, trás consigo do meio em que vive aprendendo desde casa, na igreja, na sociedade em geral, quem quebrar regras pode trazer problemas futuros, a falta de ética está em todos os lugares e povos, ela poderia trazer benefícios os quais são incalculáveis, uma criança que corrigido ao fazer algo de errado, e induzido a fazer o que é certo provavelmente será um adulto bem sucedido.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com