TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Pedagogicas

Trabalho Escolar: Praticas Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.141 Palavras (17 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo

A educação vem evoluindo ao longo dos anos, o que antes era visto como normal e certo hoje já não tem essa concepção tendo em vista que o professor já não é visto como o “dono” do saber e sim parte integrante e indispensável na construção do conhecimento.

Assim se faz necessário que o educador esteja sempre buscando o conhecimento se atualizando e chegue à sala de aula disposto também a aprender, é necessário também que o professor use novas praticas pedagógicas, que insira em suas aulas novas linguagens que facilitem o processo ensino aprendizagem.

A música tem sido um facilitador desse processo e deve ser explorada, pois a mesma por meio do ritmo e do som atinge a motricidade a sensorialidade e a afetividade, ajuda a criança a conhecer novas culturas se relacionar e se desenvolver com mais alegria.

Introdução

Depois de muitas conversas, pesquisas e leituras, optamos por trabalhar os procedimentos de ensino-aprendizagem, pois percebemos a necessidade encontrada em sala de aula, muitas vezes a criança encontra dificuldade em se socializar com a educadora e com os demais colegas do grupo.

Percebemos que a musica ajuda e muito a melhorar a dicção, a socialização e também a concentração.

A música nos possibilita a trabalhar com diversas formas de atividades e promovem situações onde a criança passa a explorar sua capacidade de ouvir, de criar, consegue expressar seus pensamentos e ampliar seu vocabulário.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil (1988), a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio.

O presente projeto visa o trabalho com crianças da educação infantil (de 0 a 4 anos)

Iniciamos a produção com uma roda de conversa enfatizando a importância do saber ouvir e de se expressar, respeitando o espaço de cada criança.

Abordaremos também a importância dos educadores estarem preparados para trabalha com essa linguagem, não se limitando ao espaço ou a falta de material, mas aguçando o imaginário infantil, transformando qualquer objeto em instrumento e descobrindo que toda criança é capaz de criar.

.

Praticas Pedagógica

A prática pedagógica vem sofrendo transformações significativas ao longo dos anos, a função da educação esta muito mais complexa hoje já que a escola é vista como um local onde alem dos conhecimentos científicos necessários à formação inicial, deve se formar também cidadão capaz de atuar e agir numa sociedade competitiva expondo suas ideias e não sendo massa de manobra.

O profissional docente deve conhecer essas novas praticas e está preparado para receber seus alunos, sabemos que muitos aspectos da formação docente se constrói no cotidiano, a partir do enfrentamento da sala de aula na forma como os problemas são resolvidos, pois esses não aparecem em nenhum manual.

A necessidade da formação teórica é indispensável para poder enfrentar os problemas do dia a dia com mais competência e principalmente para poder fazer o exercício de reflexão sobre suas experiências enquanto parte integrante do processo ensino aprendizagem.

Novas concepções pedagógicas chamam atenção para a importância das formas de se construir conhecimento levando-se em consideração diferenças sociais, culturais, intelectuais. Hoje diferentemente do que aconteciam antigamente as aulas são planejadas, geralmente dentro do contexto do aluno e muitas vezes com a ajuda dos educando, a realidade do aluno é levada para sala de aula tornando o tema interessante, se algum aluno está desinteressado o educador tenta conversar trazendo ele de forma lúdica para dentro da aula.

O modelo de avaliação também tem mudado, o professor reflete junto com os alunos como foi o aproveitamento da aula e se os objetivos foram alcançados, as aulas são diversificadas e todos os espaços da escola são usados para que se tenha um melhor ensino aprendizagem.

Dentro desse contexto o aluno deixou de ser visto como um adulto em miniatura e passou a assumir sua identidade de criança assim a escola tem se tornado um lugar mais aconchegante e acolhedor.

Mas com todo o avanço que a educação vem tendo infelizmente ainda é comum encontrarmos escolas e professores que se negam a deixar o tradicionalismo das antigas escolas e insistem com uma educação bancaria, com conteúdos abstratos para muitos alunos, deixando suas aulas cansativas, sem aprendizagem e dando margem assim para que a evasão escolar continue e muitas vezes abrindo espaço para a violência estudantil.

No que se refere às mudanças na pratica pedagógica, muitas linguagens estão sendo usada para facilitar o aprendizado e levar os alunos a assimilar os conteúdos vistos em sala com sua realidade, dentre essas linguagens destacaremos a musica.

A música como instrumento intermediário e facilitador da aplicação pedagógica da educação infantil ate o ensino médio pode aliviar em muito as tensões do cotidiano em sala de aula e fora da escola acontecimento este que por si só já seria um santo remédio contra o estresse e contra a temida síndrome de burnout

Ao fazer uso da musica em sua sala de aula, o educador não deve ficar preocupado com resultados predefinido, precisa aguçar o imaginário dos educando e mesmo que a escola não possua um espaço adequado deve se valorizar a invenção, entrando nesse jogo o professor pode ajudar a construir bons instrumentos e explora-los promovendo assim as descobertas dos sons ou do timbre produzido como, por exemplo, quando se bate uma caixa de papelão.

A música é essencial, e de modo geral a educação deve considerar o ser humano, o ambiente e a cultura e integrar os conhecimentos de todas as áreas. Porem a musica não deve ser colocada a serviço de outras disciplinas consideradas prioritárias porque ela é importante por si mesma,para a vida.Uma pessoa não precisa aprender matemática para desenvolver a capacidade musical,mas ao contrario a musica é importante para o raciocínio matemático e também estimula o processo de alfabetização.Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com