TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praça Onze: O berço do samba carioca não está mais lá

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Praça Onze: O berço do samba carioca não está mais lá

Em resumo, este artigo nos fala que quando Dom João VI chegou ao Rio de Janeiro, em 1808, o mesmo instalou-se na Quinta da Boa Vista. Como era de desejo de muitos membros da corte morar perto do rei, Dom João mandou construir arruamentos na região pantanosa que ia do Campo de Santana até São Cristóvão. Dessa forma nascia a “Cidade Nova”. Na local, foi erguida uma praça que ganhou o nome de “Largo do Rocio Pequeno” que após 11 de Junho de 1865 passou a se chamar Praça Onze.

A Praça Onze entrou pra historia da cidade por ser considerada o berço do samba, pois, com o surgimento de novas fábricas ao redor e nas proximidades da praça, surgiram novos cortiços que eram ocupados por trabalhadores e ex-escravos provenientes do vale do Paraíba. No ano de 1941, a Praça Onze começou a ser destruída para a construção da Avenida Presidente Vargas, causando grande comoção no mundo do samba,o que pode ser encontrada em algumas expressões artísticas, entre elas a mais conhecida são os versos “ Praça Onze” de Herivelto Martins. Os Desfiles foram transferidos para avenida Presidente Vargas com uma passagem pela Av.Antônio Carlos. Em 1984, Nasce a Marques de Sapucaí, o samba volta pra perto do seu berço, que não se encontra mais lá.

a Praça Onze começou a ser destruída para a construção da Avenida Presidente Vargas, causando grande comoção no mundo do samba,o que pode ser encontrada em algumas expressões artísticas, entre elas a mais conhecida são os versos “ Praça Onze” de Herivelto Martins. Os Desfiles foram transferidos para avenida Presidente Vargas com uma passagem pela Av.Antônio Carlos. Em 1984, Nasce a Marques de Sapucaí, o samba volta pra perto do seu berço, que não se encontra mais lá.

Referências:

Jornal o Brasil de Fato, Acesso em: 27 de agosto de 2015 Disponível em: <http://www.brasildefato.com.br/node/32774>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com