TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo De Solução

Projeto de pesquisa: Preparo De Solução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e dissolvendo-o no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Estas soluções são designadas Soluções Padrão. Um reagente adequado ao preparo de uma Solução Padrão deve satisfazer os seguintes requisitos :

Deve ser fácil obter, purificar, secar e preservar em estado puro;

A substância não deve se alterar no ar durante a pesagem;

A substância deve poder ser testada para impurezas por ensaios qualitativos ou por outros testes de sensibilidade conhecida;

O padrão deve ter massa molecular relativa elevada para que os erros de pesagem possam ser ignorados;

A substância deve ser facilmente solúvel nas condições de trabalho;

A reação com a solução padrão deve ser estequiométrica e praticamente instantânea.

O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação. A titulação é uma das técnicas universais de química e que é geralmente usada na determinação da concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido – base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante.

O reagente de concentração exatamente conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida calcula-se a concentração da substância analisada.

O ponto exato onde reação completa é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico.O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto em que isto ocorre é o ponto final da titulação

Enfim, é através do processo de padronização que é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com