TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservação do acervo

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

PRESERVAÇÃO DE ACERVO

Questionário

  1. Quais são as recomendações a serem adotadas quando se projeta a construção de edifícios de bibliotecas e arquivos?

 Para um bom planejamento de construções de edifícios de bibliotecas e arquivos, alguns pontos devem ser observados com cuidado. Tal qual a localização (local onde será instalado a biblioteca ou arquivo) verificando se o local não está sujeito a inundações, deslizamentos, exposição a umidade, ou alta insolação, enfim observar os fatores da natureza e suas possíveis interferência no presente e no futuro. O bibliotecário deve ficar atento as fundações, paredes, tetos, pisos, portas, janelas, terreno, para a garantir que o ambiente seja agradável e propício para o desenvolvimento do acervo.

O bibliotecário é um “fiscalizador” da construção, cabendo a ele também observar a rede elétricas, os mecanismos de combate a incêndio, os  pára-raios , a rede hidráulico-sanitarias, climatização e por fim a segurança.

Cabe lembrar que esses são alguns pontos que o bibliotecário deve ficar atento, pois sem o devido acompanhamento os outros profissionais envolvidos na construção poderão fazer/projetar de forma inapropriada.

 

  1. Por que planejar prédios de bibliotecas e arquivos é uma exigência crucial para que o resultado, em termos de prestação, seja condizente com as necessidades destes espaços?

O planejamento de prédios de bibliotecas e arquivos é a base para o desenvolvimento sólido do acervo, além disso, e a partir do planejamento que os produtos e serviços prestados para os usuários poderá ser pensado, de forma que possa atender as funções operacionais dos funcionários para que o atendimento seja o melhor possível.

 

  1. Quais são as competências que o bibliotecário deve ter para atuar na equipe que elabora projetos de arquivos e bibliotecas?

O bibliotecário deve ter uma postura dinâmica, comunicativa, e flexível. Deve saber expor suas idéias e saber ouvir as opiniões dos especialistas. Se o bibliotecário tiver um conhecimento prévio ajuda muito no processo e no relacionamento com os outros profissionais.

  1. Por que a questão de segurança tanto em termos de infraestrutura quanto dos acervos em arquivos e bibliotecas são exigências fundamentais a serem planejadas?

        A segurança e tão importante tanto a infraestrutura, então seu planejamento se faz necessário. Pois um ambiente que não oferece segurança transmite aos funcionários e consequentemente aos usuários instabilidade, medo , em linhas gerais “vontade de não está na biblioteca”. Então a segurança não deve ser visto com um fator secundário.

  1. Do ponto de vista do grupo , quais são as dificuldades que o bibliotecário enfrenta quando do planejamento de prédios de bibliotecas e/ou arquivos e quais as estratégias que o mesmo pode adotar para resolve-las?

A maior dificuldade dos bibliotecários se resume aos processos as vezes muito complexos que não dominam e muitas vezes não fazem nem idéia do que se trata, por exemplo quanto a diferenciação do trabalho desenvolvido pelo Arquiteto, Engenherio e Desing. Dessa forma ele não consegue combrar os serviços da maneira necessária. Esse problema pode ser resolvido mediante uma postura mais imponente do bibliotecário e também um conhecimento mais aprofundado, que pode ser adquirido em férias de construção de edifícios, palestras, Congressos dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com