TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Funções Do Planejamento Financeiro/Tributário.

Dissertações: Principais Funções Do Planejamento Financeiro/Tributário.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Principais Funções do Planejamento Financeiro/Tributário.

Há tempos, sabemos que a CONTABILIDADE não se resume a fazer registros e não deve mais ser vista apenas como necessária para o cumprimento das obrigações fiscais e determinações legais, e sim notada como um poderoso instrumento de gestão, capaz de controlar efetivamente todo patrimônio da organização e de fazer a diferença quer seja tributária, tanto quanto financeira.

Modernamente, o processo de globalização dos mercados exige, entre outras coisas, que as empresas sejam competitivas, havendo para isso, necessidade dos mais rigorosos controles possíveis sobre custos administrativos, financeiros, produtivos e tributários.

Em face dessas exigências, as empresas necessitam cada vez mais de profissionais CONTADORES atualizados, competentes e capacitados para gerenciar com excelência, toda a administração contábil da empresa.

Sob o aspecto legal, vale ressaltar que o profissional Contábil precisa ter um amplo conhecimento sobre Legislação Tributária, pois TRIBUTOS é a matéria essencial para o exercício da Contabilidade, já que em casos onde esse gerenciamento é feito de forma errônea, ou em desacordo com as normas e os princípios fundamentais da Contabilidade, pode causar prejuízos a terceiros. Tanto as empresas quanto os profissionais responsáveis, poderão ser processados e condenados por perdas e danos.

VI Legislação Tributária x Planejamento Tributário

Digamos que o momento é muito especial. E como a redução de custos atualmente é muito discutida, para se obter o melhor resultado é fundamental que seja feito um Planejamento Tributário, que tem como finalidade principal fazer um estudo preventivo, pesquisando efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas para a empresa, ou seja, uma economia de impostos, de forma lícita.

Para alcançar esse objetivo é necessário que o contador conheça com profundidade:

 As situações em que é possível o crédito tributável;

 As situações em que é possível o diferimento dos recolhimentos dos impostos;

 As despesas e provisões permitidas pelo fisco como dedutíveis da receita;

 Oportunidades e aproveitamento das lacunas deixadas pela legislação, ficando atento às mudanças nas normas e aos impactos nos resultados da empresa.

Conhecendo bem a legislação tributária o profissional possui ferramentas legais para adotar opções disponíveis para melhor satisfazer o cliente, visando a economia de impostos.

O método da Contabilidade Tributária consiste em:

 Adequado planejamento;

 Relatórios contábeis eficazes que demonstrem a exata situação das contas do patrimônio e do resultado.

As principais funções e atividades da Contabilidade Tributária

 Apuração com exatidão do resultado tributável de determinado exercício fiscal;

 Registro contábil das provisões relativas aos tributos a recolher. A Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com