TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Funcionario

Exames: Pro Funcionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

PROFUNCIONÁRIO:

Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação

2014

PROFUNCIONÁRIO:

Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação

Cursista: Lady Mary Aparecida da Silva

Curso: Alimentação Escolar A

Tutor: Gilberto Gomes dos Santos

Coordenadora: Helen Cristina X. Moreira

Pólo: Chapada dos Guimarães – MT

Local: Escola Ana Tereza Albernaz

Atividade: P.P.S.

Aspectos higiênico-sanitários

Chapada dos Guimaraes ,28/11/2014 

Sumário

Introdução 5

Aspectos básicos de higiene 6

Alimentação escolar 6

Limpeza 8

COMO EVITAR OS PERIGOS QUÍMICOS 9

COMO EVITAR OS PERIGOS BIOLÓGICOS 10

Conclusão 11

Referencias bibliográficas 12

Introdução

Considerando que boas práticas de higiene pessoal e no ambiente de preparo e manipulação dos alimentos podem manter ou promover a saúde; Neste trabalho iremos ressaltar a importância de estarmos sempre atentos a esse fato.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer tanto nos processos de armazenamento, produção, quanto nos de distribuição por diversos fatores . O homem é um importante veículo dos micro-organismos para os alimentos, podendo ser o contaminante quando apresenta processos infecciosos ou de falta de higiene física e no local de trabalho por isso manter devemos sempre observar os aspectos higiênicos-sanitários do ambiente que nos rodeia.

Aspectos básicos de higiene

Desde que nascemos nos são impostas condições de higiene e limpeza, que com o passar dos tempos se torna hábitos, em nosso cotidiano sempre devemos buscar estar sempre limpos e com uma boa aparência. Em se tratando no preparo da merenda escolar e na higiene da cozinha temos que adotar alguns hábitos de higiene que são primordial para garantir a segurança alimentar dos alunos. Boas práticas são procedimentos de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde o recebimento a escolha dos produtos a serem utilizados, no preparo do alimento, até o consumo pelos diversos tipos de pessoas e tem como objetivo evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

O controle higiênico se refere a toda e qualquer ação que visa melhorar a higiene como um todo. São boas práticas em procedimentos de higiene e na preparação dos alimentos, que envolvam um controle da contaminação.

O controle sanitário é definido como qualquer tipo de ação que visa melhorar os processos e atribuir segurança na preparação dos alimentos. Implica, necessariamente, no controle da sobrevivência e na redução dos perigos biológicos.

Já a qualidade higiênico-sanitária do alimento é um fator de segurança alimentar e tem sido amplamente estudada e discutida, uma vez que as doenças veiculadas por alimentos são um dos principais fatores que contribuem para os índices de morbidade . Portanto, para conferi-la, faz necessário adotar medidas de controle a fim de prevenir, reduzir a um nível aceitável ou eliminar um agente físico, químico ou biológico.

Alimentação escolar

A alimentação escolar tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola e, com isso, melhorar a capacidade de aprendizagem e formar bons hábitos alimentares. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Um dos eixos prioritários para a adoção da alimentação saudável nas escolas é a implantação de procedimentos de boas práticas de manipulação de alimentos nos locais de produção e fornecimento de alimentos.

Os alimentos são contaminados mediante contato com utensílios, superfícies e equipamentos insuficientemente limpos. Sabe-se que os micro-organismos patogênicos podem estar presentes em partículas de alimentos ou em água sobre os utensílios lavados e servidos inadequadamente.

Para garantir a segurança dos alimentos, é imprescindível a conservação e a higiene das instalações e dos equipamentos, os responsáveis técnicos pelos estabelecimentos, a origem e a qualidade da matéria-prima e o grau de conhecimento e preparo dos manipuladores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o manipulador pode ser uma via de contaminação dos alimentos produzidos em larga escala e desempenha papel importante na segurança e preservação da higiene dos alimentos durante toda a cadeia produtiva, desde o recebimento, armazenamento, preparação até a distribuição. Uma manipulação incorreta e o descuido em relação às normas higiênicas favorecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com