TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Funcionario

Trabalho Universitário: Pro Funcionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  255 Visualizações

LIVRO 2 – EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Maria Abádia da Silva

PRATIQUES

UNIDADE 2 – Educação Construída pelos Padres da Companhia de Jesus.

1-Como ocorreram às relações entre os colonizadores e os nativos? Comente a situação atual dos indígenas em nosso país. Como acolhemos as crianças e os adolescentes indígenas na nossa escola?

1.1 R.: Os colonizadores ocuparam estas terras, já ocupadas pelos nativos, e junto com eles vieram os padres da Companhia de Jesus, os quais tinham objetivo de evangelizar e disciplinar os nativos, introduzindo o princípio de que o ‘trabalho dignifica o homem’, usando-os assim como mão escrava bem como a exploração de terras.

1.2 R.: Diferentemente da época dos colonizadores, hoje os indígenas em nosso país tem a oportunidade de decidirem se vivem como nativos, ou se querem aderir o modo de vida dos ‘brancos’, como por exemplo, tem a oportunidade e direito a Educação e até mesmo ao ensino superior. Tal é a diferença que hoje existem instituições públicas que recebem milhões em verbas para cuidarem das terras e saúde do índio, sendo estas a FUNAI e a FUNASA.

1.3 R.: Acolhemos como qualquer outra criança ou adolescente da nossa comunidade, não havendo diferenças ou distinção, mas sempre respeitando e dignificando sua cultura, raça e modo de vida em particular

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com