TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas De Aprendizagem

Ensaios: Problemas De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Lidar com o insucesso escolar constitui-se em tarefa difícil e desafiadora para a qual não se tem ainda uma resposta acabada, o que aponta para a necessidade d buscar alternativas que possam minimizar tal situação.

Para a eelaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso, realizei estudos, utilizando obras literárias didáticas. Onde constatamos que a identificação de dificuldades de aprendizagem apresentadas por escolares vem crescendo e, consequentemente novas concepções sobre o processo de ensino / aprendizagem surgem, valorizando variáveis internas, como por exemplo, as expectativas e emoções tanto daqueles que ensinam como dos aprendizes.

Os anos iniciais de escolarização parecem ser cruciais, no que diz respeito a aprender a ler. As experiências de aquisições positivas de leitura, nos primeiros dois anos e meio de escolarização formal, são favoráveis para uma visão positiva do aprendiz sobre si mesmo.

Vários autores serão relatados neste trabalho, que têm como objetivo de mostrar que existe uma nova maneira de considerar os “fracassos” enfrentados pela criança, demonstrando que a aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se muito antes do início de sua vida escolar, pois a escrita, por ser um objeto de função fundamentalmente social, já faz parte do cotidiano dos educandos.

Ensinar a ler e a escrever continua sendo uma das tarefas especificamente escolares, mas devido à escola, na maioria das vezes, desconsiderarmos a forma própria de pensar da criança, ou seja, suas construções individuais, um número significativo de crianças fracassa em seu processo de alfabetização.

Por essa razão, este tema foi e continua sendo de grande importância para mudanças significativas no contexto educacional, uma vez que os estudos científicos possibilitam compreender os fatores que influenciam direta ou indiretamente o processo de construção do conhecimento, sejam eles biológicos psicológicos ou sociais.

Salientamos que é muito importante também a formação dos educadores que atuam no processo de alfabetização das crianças, pois essa pesquisa não se pretende mais um método a ser utilizado, mas reivindica, uma mudança na forma de pensar, praticar, e conceber a alfabetização por parte das escolas e de seus educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com