TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de comportamento organizacional

Tese: Problemas de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  4.097 Palavras (17 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico enfatiza questões sobre comportamento organizacional, bem como eficácia e eficiência nas organizações.

Nele foram abordados assuntos relacionados, tais como liderança e poder, atitude, aprendizagem, percepção, inovação, além de funções básicas gerenciais como planejar, organizar e controlar.

Vale salientar também que é a partir do talento e do potencial humano que as empresas desenvolvem seus planejamentos, executam suas estratégias e conseguem atingir seus objetivos em direção ao sucesso.

CAPÍTULO 1

O comportamento organizacional é a forma de um indivíduo se organizar dentro de um grupo de trabalho focando ações e atitudes do grupo, com o intuito de alcançar produtividade e o crescimento da empresa, e reduzir a falta dos trabalhadores dentro de um grupo. Tal comportamento é muito importante na vida de um ser humano que está inserido em uma organização, já que o influencia e o incentiva a ter ética em seu ambiente de trabalho. Desse modo, o indivíduo pode ter uma postura e um comportamento saudáveis dentro de uma organização, maximizando, pois, sua produção.

O propósito do comportamento organizacional refere-se ao potencial que um indivíduo tem de dar uma boa justificativa quando o assunto é constituído de fatos, acontecimentos e fenômenos que ocorrem dentro de um grupo, além de prever ações futuras para que o indivíduo se programe para alcançar bons resultados. O ser humano tem que obter um controle na forma de se expressar com os demais, para que dessa forma possa interagir dentro de um grupo, e assim gerar um espaço agradável dentro da área de trabalho.

As principais oportunidades e desafios no uso do comportamento organizacional são aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa (gestão da qualidade, satisfação constante do cliente mediante aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais).

Concluindo, podemos afirmar que comportamento organizacional é uma forma de criarmos um ambiente saudável para a equipe de trabalho, para que dessa forma possam realizar as suas tarefas com mais produtividade e eficiência.

CAPÍTULO 2

A pesquisa foi realizada com 20 entrevistados, sendo quinze homens e cinco mulheres, das mais diversas profissões e variados níveis sociais. Dentre as pessoas entrevistadas, estão advogados, policiais, Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs), estudantes, etc.

A visão dos entrevistados sobre inovação nos traz um conceito ligado ao futuro e à busca de novas ideias. Como, por exemplo, o entrevistado Carlos Augusto de A. Luiz, entende que inovação é avançar no caminho do futuro, acompanhar as mudanças e criar novas formas de pensar, de agir e respeitar e mudar a maneira de agir e pensar. O também entrevistado Kelvin Dantas F. Praxedes fala que “inovação é a capacidade de se definir novos conceitos e novas ideias numa dada situação, trazendo uma realidade diferente da encontrada em um ambiente”. Formando um conceito baseado na pesquisa, temos a ideia de que a inovação é a capacidade de buscar novos conceitos renovando a maneira de pensar e agir, buscando resultados futuros e trazendo resultados para as organizações na forma de gestão de pessoas, produtos, tecnologias, processos ou modelos de negócios.

A partir dos dados da pesquisa empírica e da análise dos materiais consultados, podemos constatar que o efeito da inovação nas organizações está diretamente ligado à busca de resultados futuros na forma de gestão de pessoas, produtos, tecnológicos, processos ou modelos de negócios, consequentemente buscando um maior poder econômico. No mundo globalizado, no qual a concorrência é altíssima, e as organizações buscam um produto de qualidade, a inovação tem que ser encarada como tão importante quanto a qualidade do produto ou o atendimento ao cliente, pois ela é fundamental para que a organização cresça, se perpetue e sobreviva. Isso não quer dizer que a tradição deva ser abandona. O bom convívio entre o novo e o tradicional é o que leva ao sucesso.

NA PARTE TECNOLÓGICA

Ao ser questionado a respeito da inovação, o estudante de enfermagem Jose Lenartte, formulou o seguinte conceito: “Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores”.

Nesse sentido, o estudante Jean Carlos, representante comercial, disse que as inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

Estayne Roberto Costa, estudante de psicologia, afirmou que inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais, que devem ser praticadas com tempo, dedicação e investimento.

As empresas estão em busca de descobertas de novas tecnologias para sobreviverem no mercado de trabalho que se torna cada vez mais competitivo, e os produtos desenvolvidos que não têm uma aceitação de mercado são abandonados. É preciso ter um produto de qualidade e disponível em tempo hábil para o cliente. Portanto, utilizar tecnologias ultrapassadas pode comprometer a qualidade dos produtos desenvolvidos pela mesma.

As empresas que alinham suas estratégias de desenvolvimento com a tecnologia, e dominam tal aliança, estão prontas para alcançar objetivos ambiciosos para atingir um avanço no mercado de trabalho frente aos concorrentes. No mercado, existem empresas que se acomodam com as vendas de produtos que estão em alta no momento e se esquecem de pesquisar e fazer planos para conquistarem seu espaço.

No processo de desenvolvimento, a empresa deve salientar que a valorização do funcionário é muito importante para o processo de transformação de ideias e projetos, pois a empresa que não valoriza o funcionário não é altamente competitiva frente aos seus concorrentes. Pesquisas comprovam que o funcionário motivado consegue produzir melhor, agregando valor a empresa. Assim, a empresa ganha em potencial criativo do funcionário e o mesmo pelo seu reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com