TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processamento de PET

Trabalho acadêmico: Processamento de PET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Reciclagem PET

Resumo

Com esse trabalho, visamos buscar e demonstrar o aprendizado sobre a reciclagem PET. Por intermédio de buscas bibliográficas, pesquisas em campo, e entrevistas com profissionais da área, o objetivo do trabalho recorre à discussão sobre a natureza e o alcance da logística para reciclagem PET – Politereftalato de Etileno.

Além disso, buscamos apresentar as vantagens em se reciclar esse tipo de material, com o intuito de apresentar novas tendências, tanto econômicas, quanto a assuntos comoconsciência e responsabilidade ambiental. Como fundamentação teórico-conceitual, podemos resumir a reciclagem PET como fundamental para diminuição do lixo em aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. Podemos ainda citar a economia de petróleo, pois o plástico é um derivado, assim como a economia em se propor a extinção de uma nova produção de plástico. Por fim, discutiremos a logística reversa, atualmente difundida entre os profissionais do assunto.

PET, tendências, responsabilidade ambiental, petróleo, plástico, logística reversa.

INTRODUÇÃO

A fibra têxtil feita de garrafa PET reciclada é o mesmo que poliéster reciclado. Na produção (transformação) do poliéster reciclado utiliza-se 30% da energia utilizada na produção da fibra virgem, ou seja, além da própria reciclagem que contribui para reduzir o lixo no meio-ambiente, a economia no uso de energia também é um ativo ambiental desse produto.

Em média, para se confeccionar uma camiseta, utiliza-se uma quantidade de fibra reciclada que corresponde a duas garrafas PET.

As etapas do processo até chegar na camiseta, basicamente, são:

CADEIA DIRETA CADEIA REVERSA

1) Extração do petróleo 6) Uso pelo consumidor

2) Processo de refinamento 7) Descarte

3) Resina virgem 8) Coleta Seletiva

4) Pré-forma 9) Moagem e descontaminação

5) Garrafa 10) Transformação em fibra

11) Fiação

12) Tecelagem

13) Confecção

A introdução da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil, em 1988, além de trazer as indiscutíveis vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questão do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil.

O polímero de PET é um poliéster, um dos plásticos mais reciclados em todo o mundo devido a sua extensa gama de aplicações: fibras têxteis, tapetes, carpetes, não-tecidos, embalagens, filmes, fitas, cordas, compostos, etc.

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais, entre outros.

A reciclagem de qualquer material pode ser dividida em:

• Coleta

• Seleção

• Revalorização

• Transformação

A etapa de Coleta/Seleção é que representa o grande desafio da reciclagem do PET pós-consumo. Milhões de dólares são gastos em logística, distribuição e marketing para que no final das contas, nós consumidores compremos produtos embalados em PET e levemos até nossas casas.

A logística reversa é o processo pelo qual o material reciclável será coletado, selecionado e entregue na indústria de revalorização. Isto gera um grande empasse, de quem é que paga a conta da logística reversa, não é a indústria de embalagens, nem a indústria dos produtos embalados e nem a prefeitura. Somos nós, eu, você e toda a sociedade seja como contribuinte ou seja como consumidor. Hoje pagamos uma conta maior por não termos uma logística reversa adequada, como é provado nos países como EUA, Austrália, Japão e toda Europa.

As embalagens de garrafas plásticas para bebidas (PET) são ideais para o acondicionamento de alimentos, devido às suas propriedades de barreiras que impossibilitam a troca de gases e absorção de odores externos, mantendo as características originais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com