TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fabricação

Pesquisas Acadêmicas: Processo De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema de Medição

Torquimetro Hidráulico

No torquímetro hidráulico, a força, é fornecida pelo cilindro hidráulico embutido no cabeçote, em função de área do embolo e a pressão hidráulica da bomba.

O ponto de reação é o centro do eixo ou parafuso/ tirante/ porca que será apertada/ solto. A distância entre a ponta da haste do cilindro hidráulico e o centro do eixo de reação (rotação) é dada pelo projeto do cabeçote.

O "Torqueamento Hidráulico" tem como principal vantagem o aperto controlado, isto é, o aperto contínuo e uniforme de parafusos, o qual elimina vazamentos em flanges e juntas, tornando a união de peças metálicas tais como: estruturas, componentes de máquinas, etc, muito mais eficientes.

De acordo com a sua necessidade, a utilização de conjuntos de bombas e de torquímetros hidráulicos se faz necessária, tornando seu serviço muito mais rápido e seguro.

Os torquímetros ou links hidráulicos (ideais para locais onde haja restrição de espaço) operam diretamente sobre o parafuso ou porca, dos quais, em conjunto com as bombas que possuem manômetros aferidos, conferem uma maior precisão ao valor de torque desejado.

Juntamente com as tabelas de classe de resistência e tensão de escoamento de parafusos ( NORMA DIN 267), são utilizadas tabelas de capacidade de torque versus pressão manométrica da bomba para determinar exatamente os valores a serem aplicados.

Por se tratar de um equipamento dotado de controle remoto, pode ser operado à distância, dispensando o deslocamento contínuo da bomba e facilitando a utilização dos torquímetros e links.

Isso se traduz em rapidez e eficiência na execução do trabalho e segurança para os operadores.

Apresenta estrutura feita de liga de alumínio e titânio e liga de aço de alta resistência, o que lhe confere durabilidade, resistência e intensidade de operação. A série de torquímetros hidráulicos constitui-se de cinco modelos, com faixas nominais de torque de 180-1.900 a 3.500-42.000 Nm.

Possui cabeçote giratório (Swivel) de 360° e uma unidade de força adequada a cada modelo de cartucho utilizado, visando a aumentar seu alcance de trabalho.

Funciona com unidade de força entre 0,9 e 10,4 kg, aproximadamente.

Bibliografias:

http://www.alimaqmix.com.br/servicos/torqueamento

www.isotecbr.com.br/torque.asp

http://pt.wikipedia.org

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com