TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fabricação

Artigos Científicos: Processo De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 9

1. O que é usinabilidade dos materiais?

É a facilidade em que o material poderá ser torneado, fresado, furado ou furado e é também um indicador importante, da capacidade que o material poderá ser usinado e com este conhecimento pode se fazer a escolha desse material para serem usinados nas industrias.

A usinabilidade pode ser definida como grandeza tecnológicas que pode ser expressa por meios de um valor numérico comparativo ( índice de usinabilidade) com propriedades de usinagem de um material em relação a outro tomado como padrão expressa em grau de dificuldade para se usinar este material.

Podendo ser boa ou ate mesmo ruim em função dos critérios de avaliação que forem adotados.

2. Do que depende a usinabilidade dos materiais?

A usinabilidade depende do estado metalúrgico da peça, da sua dureza e suas propriedades mecânicas e também da sua composição química e das operações efetuadas sobre o material ( a frio ou a quente) e do eventual encruamento.

Levamos em consideração que para usinabilidade não so depende diretamente da peça depende também das condições da usinagem suas características e da ferramenta adotada e suas condições de refrigeração. Rigidez de todo o sistema maquina, ferramenta, peça e dispositivo de fixação e das operações a serem executadas por exemplo o corte continuo ou itermemitentes nas comdições de entrada e saída da ferramenta.

3. Como ocorre o ensaio de usinabilidade?

Há vários métodos para medir o índice de usinabilidade com o ensaio chamado de longa duração, esse método é o mais aceito e com isso o material ensaiado e o material padrão serão usinados ate o fim da vida da ferramenta ou ate o seu valor de desgaste pré-determinado nas suas diversas velocidades de corte.

O índice de usinabilidade I.U. será, a relação entre a VC20 do material ensaiado e a do material padrão.

O material padrão mais utilizado (ensaio de aços) é o aço AISI B1112.

O I.U. do material padrão é considerado 100%.

4. A usinabilidade sofre influência das propriedades dos materiais? Mostre todas as propriedades e suas influências.

Se pensar que a usinabilidade é apenas uma propriedade ligada á dureza do material da peça e á sua resistência mecânica, Se seguirmos esse raciocínio que o material mole é de boa usinabilidade em relação a um material duro seria de baixa usinabilidade seria um raciocínio falso porque, além das propriedades citadas há outras que podem ser determinantes, para a usinabilidade como a microestrutura, quantidade de inclusões e dos aditivos presentes, tendendo ao empastamento do cavaco.

Dureza e resistência mecânica: Valores baixos de dureza e resistência.

Ductilidade: baixos valores de cuctilidade.

Condutividade térmica: Uma alta condutividade significa que o calor gerado será retirado rapidamente da região de corte.

Taxa de encruamento: Uma alta taxa de encruamento significa que a resistência do material é aumentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com