TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Educacional

Exames: Processo Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  363 Visualizações

2. PROCESSO EDUCACIONAL

Toda a educação é um processo teleológico, ou seja, possuem objetivos a serem alcançados. Vemos, nos processos pedagógicos, diversas habilidades e competências as quais os alunos devem adquirir em determinado período de tempo. Entretanto, para alcançar essas metas, precisamos compreender que necessitamos de algumas estratégias que nos auxiliaram nessa caminhada, entre tantas citaremos aqui a organização do ambiente de sala de aula, a dinâmica de trabalho e atitudes entre professores e alunos e ainda o planejamento e a avaliação.

Por isso, para fornecermos um processo educativo de qualidade e que realmente vise o pleno desenvolvimento do educando, precisamos oferecer-lhe um ambiente educativo bem organizado. Não basta apenas matérias didáticos adequados, embora sejam de extrema importância, é preciso também eles estarem articulados de maneira que favoreça a construção do conhecimento do estudante. E se tratando de crianças de educação infantil, apenas o espaço de sala de aula não é o suficiente, elas necessitam do espaço de toda a escola e, algumas vezes, até mesmo fora dela.

Além disso, o ambiente escolar que possui educação infantil devem ser seguros, propiciando o deslocamento autônomo das crianças. As salas, por sua vez, devem estar organizadas de maneira que os aprendizes tenham acesso aos materiais didáticos, como jogos, livros e brinquedos, os quais o professor pode ir substituindo, gradativamente, por outros, lembrando que sempre, o educador deve interagir com a criança, questioná-la sobre o que ela está construindo e ainda direcioná-la aos outros materiais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com