TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Mudança De Layout

Trabalho Escolar: Processo Mudança De Layout. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Olivério (1985), o layout é um estudo sistemático que busca uma combinação ótima das instalações industriais dentro de um espaço disponível de acordo com o critério de medida de eficiência adotado. Desta forma, o arranjo físico ideal de uma mesma planta industrial pode mudar para satisfazer objetivos distintos, procurando integrar o fluxo dos recursos de transformação e dos recursos transformados ao longo da operação.

Existem quatro diferentes tipos de layout. São eles:

 Layout de processo, também chamado funcional, é aquele onde equipamentos e funções similares são agrupadas afim de aproveitar o máximo de suas potencialidades. Os produtos caminham ao longo de diversas áreas, sem que haja obrigatoriamente uma relação direta com o fluxo produtivo específico do produto. Requer menor investimento de capital, porém demanda uma área maior e grande número de mão de obra.

 Layout de produto, também chamado de layout de fluxo, é aquele no qual processos de trabalho ou equipamentos estão dispostos de acordo com etapas progressivas pelas quais o produto caminha, no sentido do fluxo produtivo específico do produto. O seu tipo mais comum são as linhas de produção e montagem. Uma das vantagens desse processo é o baixo custo de movimentação. Em contra partida, o sistema é inflexível podendo gerar uma parada geral na linha de produção.

 Layout de posição fixa é aquele no qual os equipamentos e processos de trabalho deslocam-se até o item que está sendo processado, que comumente permanece fixo até a sua completa transformação;

 Layout celular, também conhecido como tecnologia de grupo (TG), é aquele onde se colocam juntas, máquinas diferentes, em células, para que trabalhem produzindo produtos que tem forma e procedimentos similares (conhecidos como famílias tecnológicas).

Processo que apresenta muitas vantagens, como por exemplo, flexibilidade de atendimento a demanda e facilidade de controlar e programar a linha de produção. Já no que tange às desvantagens, pode-se citar a dificuldade de Introdução de novos produtos e altos custos com instalações e reformas.

A diferença e aplicação de cada um deles, depende da diversificação dos produtos, quantidades e processos. Pode-se ter em uma mesma planta, mais de um tipo de layout implantado. A adequação ao melhor tipo a ser utilizado é de suma importância para se chegar à diminuição dos custos de produção e aumento da produtividade, com máxima eficiência [5] [6].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com