TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Adminstrativo

Artigo: Processos Adminstrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROFESSOR EAD: Msc. Mônica Satolani

TUTOR PRESENCIAL: Kelly Alves de Oliveira

TUTORA A DISTÂNCIA: Noemia Naomi Senzaki

BRASÍLIA/DF

2013

ÍNDICE

Definições e tipos de planejamento____________________________________________ 04

Definições de colaboradores __________________________________________________04

Considerações finais ________________________________________________________05

Planejamento estratégico _____________________________________________________05

Planejamento e gestão estratégica de marketing___________________________________06

Implicações éticas __________________________________________________________06

Aprendizagem organizacional_________________________________________________08

INTRODUÇÃO

No Poder Executivo, o processo administrativo é "a seqüência de atividades da Administração, interligadas entre si, que visa a alcançar determinado efeito final previsto em lei" . Trata-se do modo como a Administração Pública toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular, seja por iniciativa própria. A Lei que trata das diretrizes gerais do processo administrativo é a Lei n.º 9.784 de 1999, a qual se aplica a todos entes da Administração Pública Direta e Indireta federais. Além disso, o STJ tem reconhecido a aplicação desta lei federal para entes estaduais e municipais que ainda não aprovaram leis próprias.

Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO

É muito importante dentro de uma empresa, o planejamento é uma maneira como a empresa utilizará melhor seus recursos ou ira melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa.

Os planos Estratégicos envolvem a visão global de toda a empresa,e de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores que proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

No geral, o plano estratégico tenta responder questões do tipo: Porque a empresa existe? O que ela faz e como faz. Levam em consideração as competências organizacionais e os desafios que pretende atingir no longo prazo. O processo do plano Estratégico dá origem ou valida à missão, a visão, os valores as crenças e principalmente princípios da empresa.

Nível Tático

Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento, devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico, alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos. Existe ainda uma subclassificação dos planos Táticos, chamada de Políticas.

A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, no fundo, estes planos simplesmente asseguram que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização.

De todos os planos operacionais que podem existir, os mais comuns são:

Procedimentos, orçamentos, programas e regras.

DEFINIÇÕES DE COLABORADORES

O gestor Felipe Ruas, será responsável em administrar o programa e motivar todo o grupo.

A diretora de marketing Joseane Ataide será responsável pela divulgação e follow up com a faculdade, arrecadação de fundos.

A supervisora Luciana Lunguinho de coordenação ficara responsável pela organização das reuniões com professores e colaboradores, a solicitação e integração para o auxilio das aulas como, por exemplo, curso de informática.

O projeto devera ter um período de seis meses com cada turma, garantindo um certificado de participação do curso escolhido pelo aluno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto visa possibilitar o primeiro contato com cursos de informática e administração para crianças, adolescentes e idosos de cidades bem próximos da Faculdade. Possibilitando o desenvolver os preceitos de solidariedade e responsabilidade social, estimulando ações que promovam a cidadania, liderança e trabalho em equipe.

Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada à ação e tem a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada à atuação sobre as pessoas. As pessoas precisam ser dinamizadas em seus cargos e funções.

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com