TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação 1

Monografias: Processos De Fabricação 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Ι

PERFIL DA EMPRESA

A empresa Retifica Cristalina foi fundada em fevereiro de 1989 pelo início a um pequeno negócio em Anápolis- GO de prestação de serviços de ferramentaria, com apenas três funcionários e equipamentos modestos.

A Retifica Cristalina é uma organização de médio porte, dotada de colaboradores competentes, que vem se destacando pelo desenvolvimento de novos valores, suas modernas instalações fabris e máquinas/equipamentos de ultima geração. Atua no ramo metal mecânica

Com capital totalmente brasileiro, a empresa está instalada atualmente numa área de 600m² de área construída.

É especializada na fabricação de eixos, polias e engrenagens dos mais variados tipos, materiais, normas e padrões. Desenvolve aplicações customizadas para clientes na área de sistemas de transmissão por engrenagens e polias. Além de peças padronizadas, a RC conta com profissionais qualificados para desenvolver peças especiais de acordo com desenhos, amostras ou projetos.

O objetivoRC é fornecer aos seus clientes produtos e serviços que atendam os requisitos identificados através dos processos e do sistema de gestão da qualidade, melhorando continuamente a sua eficácia.

A RC tem como política da qualidade:

• Fornecer produtos conforme requisitos dos nossos clientes em qualidade, custo e prazo.

• Buscar a melhoria continua da eficácia do nosso sistema de gestão da Qualidade objetivando a permanência no mercado.

• Promover um ambiente de parceria com nossos clientes, fornecedores e colaboradores.

• Sinônimo de tecnologia em desenvolvimento e qualidade para moldes e dispositivos.

• Modernos equipamentos monitorados com até 4 eixos, relação de máquinas

• Profissionais competentes e com alta experiência, qualificados em constantes treinamentos técnicos.

• Desenvolvimento de produtos e serviços para renomados clientes com alta qualidade avaliada por certificação.

DESCRIÇÃO DO PROCESSO CONTROLE DE QUALIDADE

O controle de qualidade trata-se de um processo de regulação por meio do qual se procura o desempenho real obtido na produção, compará-lo com padrões pré-estabelecidos e tomar ações corretivas visando restabelecer o processo produtivo, buscando a obtenção do produto a nível, definidos pelas especificações do projeto e ao mínimo custo.

Para ter um bom procedimento do método de fabricação, é necessário fazer um controle dos processos. Para ter este controle é saber localizar o problema, analisar o processo, padronizar e estabelecer itens de controle de tal forma que o problema nunca mais ocorra.

A seguir será apresentado na descrição o layout, fluxograma, recursos físicos, recursos humanos, insumos, produto e método.

LAYOUT – ARRANJO FÍSICO

O arranjo físico é à disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume de transporte de materiais no fluxo produtivo de uma fábrica.

Tem como objetivos:

• Fazer a melhor combinação de material, equipamento e mão-de-obra no espaço disponível.

• Conseguir a integração de todos os fatores que afetam o arranjo físico.

• Assegurar que o estudo fará parte do plano de instalação industrial, que integrará todos os recursos de produção num conjunto lógico e ordenado.

• Dar flexibilidade em caso de modificações.

• Facilidade de organização da produção.

• Maior satisfação e segurança física do pessoal envolvido na produção, facilitando a supervisão.

A empresa RC no setor de Tornearia disponibiliza do arranjo físico exemplificado abaixo.

FLUXOGRAMA

Fluxograma, ou flowchart, é um diagrama que tem como finalidade representar processos ou fluxos de materiais e operações (diagramação lógica, ou de fluxo). Geralmente confundido com o organograma, o fluxograma possui a diferença de representar algo essencialmente dinâmico, já o organograma é uma representação da estrutura funcional da organização.

Enfoca que os fluxogramas são ferramentas recomendadas em qualquer atividade de programação computacional. Sua utilização na área da qualidade refere-se à determinação de um fluxo de operações bem definido. O fluxo permite visão global do processo por onde passa o produto e, ao mesmo tempo, ressalta operações críticas ou situações em que haja cruzamento de vários fluxos (que pode, por exemplo, constituir-se em ponto de congestionamento).

Fluxograma do Processo Produtivo - Eixo Perfilado

Legenda

A. Desbaste G. Torneamento Cônico.

B. Faceamento H. Furação

C. Sangramento I. Perfilamento

D. Rosqueamento J. Acabamento

E. Recatilhamento K. Inspeção da Peça

F. Torneamento Cilíndrico

RECURSOS FÍSICOS

Recursos físicos e materiais que possibilitam à organização transformar matéria-prima, contudo, os recursos podem ser os melhores, em termo de produtos ou tecnologia, mas eles não têm vida, dependem, no entanto, de pessoas.

Produção, significa a transformação de insumos em produtos ou serviços. É um conjunto de atividades que permitem a conversão de um bem para outro. A produção necessita de recursos e competências para que os resultados gerados sejam plausíveis.

Os recursos fiscos são: torno, fresadora, armário para guardar ferramentas, bancada, e gabinetes para guardas peças e materiais.

A seguir, a descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com