TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação

Artigos Científicos: Processos De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  1.950 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Como se classificam os processos de fabricação e quais as diferenças entre os processos mecânicos?

Os Processos de Fabricação estão classificados em dois grandes grupos: Processos Metalúrgicos e Processos Mecânicos. Nos Processos Metalúrgicos a conformação é obtida a partir da mudança de temperatura, já nos Processos Mecânicos a conformação é obtida pela aplicação de tensões ao material.

2 – Qual a definição de Conformação Plástica dos Metais e quais as classificações dos processos?

A Conformação Plástica dos metais é definida como sendo uma operação onde os metais são submetidos a solicitações mecânicas, ou seja, os metais sofrem tensões em sua estrutura, essas tensões aplicadas são geralmente inferiores ao limite de resistência à ruptura do material. A Conformação Plástica dos metais classificam-se em Extrusão, Forjamento, Laminação, Trefilação e Estampagem.

3- Quais as vantagens do processo de Conformação Plástica e que variáveis devem ser consideradas na elaboração de um projeto de uma operação de conformação?

A principal vantagem dos processos de conformação plástica dos metais é o de permitir conciliar a qualidade com elevadas velocidades de produção e baixos custos de fabricação. Isso acontece porque o processo de conformação permite a obtenção de peças no estado sólido, com características controladas, através apenas da aplicação de esforços mecânicos.

4 - Defina sistema preferencial de deslizamento e analise sua influência no comportamento de materiais metálicos sob deformação.

Sistema preferencial de deslizamento é definido como sendo o plano e direção onde ocorre o escorregamento das discordâncias. Em metais com estrutura cristalina o escorregamento ocorre preferencialmente em planos e direções compactas, ou seja, planos e direções onde à densidade de discordâncias é maior. São esses deslizamentos de discordâncias que dão inicio as deformações plásticas dos metais. Esse mecanismo de movimentação de discordâncias tem influencia no comportamento dos materiais uma vez que modifica sua estrutura física.

5 – Explique os mecanismos que podem estar presentes no cristal e os tipos de fratura que podem ocorrer durante o processo de deformação plástica?

Dois mecanismos podem estar presentes no cristal durante o processo de deformação plástica: escorregamento e mesclação. No escorregamento uma parte do cristal move-se em relação a outra parte, segundo determinado planos e direções cristalográficas. Na mesclação uma parte do cristal inclina-se com relação a outra parte a partir de um plano limite das duas partes, denominado plano de mesclação.

6 – Defina conformação plástica a frio, a quente e temperatura homóloga. Cite duas vantagens de cada um dos trabalhos.

Conformação plástica a frio é a deformação realizada sob condições em que os processo de recuperação e recristalização não são efetivos. Já a confromação plástica a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação. Nos materiais submetidos a conformação plástica a frio temos que a resistência e dureza do material aumenta e que sua ductilidade do material são diminuídas, isso ocorre devido ao grande número de discordâncias gerados durante o processo. Para materiais submetidos a conformação plástica a quente esse processo proporciona um aumento na ductilidade e na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com