TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação

Projeto de pesquisa: Processos De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Objetivo 4

2.1 Objetivo Geral 4

2.2 Objetivo Especifico.............................................................................4

3. Relato da atividade 4

4. Considerações finais............................................................................7

Anexos

-Desenhos Técnicos

1. Introdução

Esta ATPS traz as propostas realizadas através de estudos da matéria ministrada em sala de aula, afim de desenvolver habilidades praticas nos estudantes.

2. Objetivo

O objetivo desta ATPS é proporcionar ao aluno a oportunidade de verificar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a sua formação acadêmica.

2.1 Objetivo geral

Construir um protótipo proposto pela ATPS ou de escolha dos alunos tendo como base os estudos discutidos em aula.

2.2 Objetivo especifico

Desenvolvimento de um Transportador continuo de Correia, descrevendo os processos de fabricação utilizados na construção.

3. Relato da atividade

Tomamos por base os itens discutidos em aula, e construímos o Protótipo de um Transportador Continuo de Correia, onde utilizamos os seguintes processos:

-Corte e preparação dos tubos: através de serra de fita foram cortados os tubos e preparados para construção do equipamento.

-Soldagem e ajuste dos tubos: através de Solda MIG foram unidos os tubos conforme desenho anexo.

Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, sigla em inglês GMAW (Gas Metal Arc Welding), mais conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gás) e (MAG – Metal Active Gás), trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. O metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG). Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade direta é raramente utilizada, pois, embora proporcione uma maior taxa de fusão do eletrodo, proporciona um arco muito instável. A faixa de corrente mais comumente empregada varia de 50A até cerca de 600A, com tensões de soldagem de 15V até 32V. Um arco elétrico autocorrigido e estável é obtido com o uso de uma fonte de tensão constante e com um alimentador de arame de velocidade constante.

Solda MIG/MAG. (1) Direção de trabalho, (2) Tubo de contato, (3) Arame consumível, (4) Gás de proteção, (5) Poça de fusão, (6) Solda solidificada, (7)Peça de Trabalho.

-Acabamento 1: após a estrutura soldada foram dados os acabamentos necessários através de esmerilhadeira elétrica.

-Conformação de chapa: através do processo de prensagem conformamos peças utilizadas na montagem.

Conformação de chapas é o processo de transformação mecânica que consiste em conformar um disco plano ("blank") à forma de uma matriz, pela aplicação de esforços transmitidos através de um punção.

Na operação ocorrem : alongamento e contração das dimensões de todos os elementos de volume, em três dimensões. A chapa , originalmente plana, adquire uma nova forma geométrica.

Classificação dos Processos: A conformação de chapas metálicas finas pode ser classificada através do tipo de operação empregada . Assim pode-se ter : estampagem profunda, corte em prensa, estiramento, etc.

-Pintura: através do processo de pintura eletrostática.

O processo de pintura eletrostática é feito em duas etapas distintas, a primeira é o Pré-Tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com