TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Fabricação Aeronautica

Artigos Científicos: Processos De Fabricação Aeronautica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 3

Estampagem: Processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem geralmente a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para se fabricar peças com paredes finas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas: Corte, Dobramento e encurvamento e Estampagem profunda ou repuxo.

A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: produção em série, custo baixo das peças, bom acabamento sem necessidade de posterior processo de usinagem, peças com grande resistência e o custo baixo do controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios.

Corte

O processo de estampagem por corte é usado na obtenção de formas geométricas em chapas por meio de uma ferramenta de corte, ou punção de corte, por intermédio de uma prensa exercendo pressão na chapa apoiada numa matriz.

Laminação: Redução de um material em lâminas, por meio de roletes. Basicamente, a laminação consiste na passagem de um corpo sólido (peça) entre dois cilindros (ferramentas) que giram a mesma velocidade periférica, mas em sentidos contrários. Como a distância entre as superfícies laterais é inferior à espessura da peça, a mesma sofre uma deformação plástica durante a passagem entre os cilindros. O resultado desta passagem é a diminuição da seção transversal e aumento da largura (normalmente pequeno) e do comprimento (mais acentuado). Os perfis e as chapas são obtidos por esse processo.

Extrusão: Passagem forçada de um material por um orifício. Ex: tubos, cerfilados etc.

Repuxamento: Utilizado para produzir peças a frio por meio do torno repuxador, como no caso da produção de panelas, recipientes etc.

Trefilação: Processo de fabricação por estiramento. Fios e cabos são obtidospor esse processo.

2.2 Furação

Usinagem remoção de cavaco onde o movimento de corte é circular e o movimento de avanço é linear na direção do eixo de rotação da ferramenta (broca)

2.3 Alargamento

Processo mecânico de maquinação destinado ao desbaste ou ao acabamento de furos destinado ao desbaste da parede de um furo.

2.4 Escareamento

Consiste em tornar cônica a extremidade de um furo previamente feito, utilizando um escareador. O escareado permite que sejam alojados elementos de união tais como parafusos e rebites cujas cabeças têm formato cônico.

2.5 Rebitagem/ Cravação

União de dois elementos (chapas) mediante um rebite. Pode ser feita através de dois processos, o processo manual e o processo mecânico. Na aeronáutica é usado principalmente o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com