TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerencial

Monografias: Processos Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ANDRÉ LUIZ F. SOUZA –

ANDRÉ SANTANA –

ROGÉRIO AUGUSTO PEDROSO DE LARA –

FABIO AUGUSTO MANCHINI –

VANIA MOLINA –

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE LOGÍSTICA

SOROCABA

2014

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 3

2 EMBASAMENTO TEÓRICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1 APRESENTAÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a Responsabilidade Social, Ambiental, Gestão e seus direitos dentro das indústrias, para este conteúdo foi escolhido o ramo de caldeiraria e usinagem. A caldeiraria fabrica peças e equipamentos, utilizando geralmente matérias – prima como, aço carbono, inoxidável e ligas de alumínio

Caldeiraria e usinagem são duas áreas que fabricam peças e equipamentos geralmente das mesmas matérias- prima, chapas metálicas de aço, carbono, inoxidável e ligas de alumínio.

São duas formas de trabalho muito antiga, e com o passar do tempo só vem evoluindo, antes os processos eram todos manuais, hoje praticamente automatizados. As máquinas como, o torno, a fresadora, a furadeira entre outro vem sofrendo mudanças constantes, por seus fabricantes.

Essa evolução tem como objetivo otimizar tempo de produção, reduzir os custos da empresa, reduzir resíduos. As empresas hoje se preocupam bastante com a finalidade dos resíduos de seus produtos fabricados, com este trabalho mostraremos alguns caminhos seguidos por elas.

Usamos como referência a Jambeiro Caldeiraria e Usinagem Ltda., atua no ramo de fabricação e comercialização peças para tubulação industrial, caldeiraria, usinagem, tanques de armazenagem e pintura. No mercado de Metalurgia média e pesada há 13 anos.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Quando falamos em Responsabilidade Social e Ambiental, logo pensamos em proteção a natureza e uma sociedade bem desenvolvida, certo de que estes são um dos objetivos almejados, porém para que isto aconteça são necessárias ações incentivadoras, sociais e sustentáveis, por parte das organizações. Entre estas organizações, neste trabalho usaremos a Indústria como exemplo.

Já é certo que estes temas podem ser decisivos nas questões financeiras, tecnológicas e econômicas para uma empresa. Sabendo da importância em ser uma empresa sustentável e socialmente responsável e o prestígio que estes rótulos traz, hoje a grande maioria dos empresário estão sempre a busca de melhorias, quanto aos impactos causados na industrialização.

O investimento contínuo em qualidade, mostra-se um grande redutor nos custos de processos e redutor no impacto ao meio ambiente, a maioria das empresas que se empenham em alcançar um patamar ideal a causa, consequentemente buscam a certificação ISO (International Organization for Standardization ).

ISO (International Organization for Standardization ) ou ( Organização de Padronização), inventada em Genebra, Suíça, 1974, esta sigla é utilizado em todo o mundo. ISO tem como finalidade aprovar normas técnicas internacionais, no Brasil a ISO é representada pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para as empresa que visam qualidade nas questões sociais, ambientais e empresarias é de extrema importância ter uma certificação ISO. Existem algumas certificações que são, mas conhecidas como: ISO 9000, 9001, relacionadas a qualidade de gestão dentro das empresas, onde a empresa é quem define a sua política de qualidade e ISO 14000, 14064 normas básicas referente ao desenvolvimento de sistema relacionado a questões ambientais dentro da empresa, podemos dizer que é a certificação de uma boa gestão ambiental.

As ações praticadas pelas empresas, sustentáveis e socialmente responsável, valorizam sua imagem, podendo torná-las referência no assunto, isto com certeza agrega no valor final do produto industrializado, seja ele qual for.

A busca pela forma mais certa de descarte ou destino nos resíduos dos produtos produzidos faz com que o investimento na adequação da coleta seja cada vez maior. É quase impossível eliminar estes resíduos que tanto mal faz, por tanto o empenho é para que seja minimizado ao máximo a sua geração.

Hoje já existem normas específicas para a classificação de periculosidade do resíduo a ser descartado, sabe- se que resíduo faz parte do resultado de processos de diversas atividades, no nosso caso, Industrial.

Conforme a redação do Ambiente Brasil, os resíduos da indústria caldeiraria e usinagem, são classificados da seguinte forma:

• Características Físicas:

Inorgânico: composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas, tecidos, metais (alumínio, ferro, etc.), tecidos, isopor, lâmpadas, velas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças, etc.

• Origem

Industrial: originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, da indústria alimentícia, etc. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu potencial de envenenamento.

• Definição de classe dos Resíduos:

A norma publicada pela ABNT NBR 10.004, classifica o potencial que cada resíduo tem em relação a prejudicar o meio, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com