TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos gerenciais e matematica

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

[pic 1]

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Processos Gerenciais – Matemática

Polo: Taboão da Serra

                                 

                                   DESAFIO PROFISSIONAL

 

Taboão da Serra, SP

2014

Sumário

  1. Introdução..................................................................................................03
  2. Organograma.............................................................................................04
  3. Estrutura Organizacional............................................................................05
  4. Capacitação e Desenvolvimento................................................................06
  5. Programa Motivacional e Capacitação..................................................07,08
  6. Considerações Finais.................................................................................09
  7. Referências Bibliográficas..........................................................................10

        


  1. INTRODUÇÃO

Este desafio profissional, tem como finalidade apontar alguns erros, que vem sendo cometidos no Hipermercado Hoterdan, situado no interior de São Paulo/SP. Onde iniciou suas atividades como Supermercado, e ao longo de vinte anos, cresceu e hoje detêm 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Tem como objetivo á médio prazo, expandir sua rede pelo Estado de São Paulo. Mas ao final de uma reunião trimestral, a diretoria da empresa chegou a conclusão de que, havia um descontrole nos custos, mesmo as vendas sendo muito boas, os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos.

Para tentar solucionar o problema, o Hipermercado contratou a Empresa Consultoria em Gestão Administrativa “SJ Consultoria”, para aplicar, conhecimentos adquiridos nas matérias de Matemática e Processos Gerenciais no Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recurso Humanos.

Após, dois meses analisando as operações da empresa, onde foi realizadas entrevista com todos os colaboradores, do presidente ao operacional. Encerrados os levantamentos e as análises, foi entregue um relatório, apontando as principais falhas e os investimentos necessários, para alcançar o objetivo de expandir a rede.


  1. ORGANOGRAMA

[pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39]

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Na consultoria realizada ficou constatado, que o Hipermercado Hoterdan, tem características funcionais, tendo por base a semelhanças das tarefas, habilidades e conhecimentos necessários para a execução de cada função.

A empresa, tem a política de promoção interna de seus colaboradores, o que ocorre através de indicação e ligação política. Ficou constatado, que o principal critério de avaliação, é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. É comum encontrar diretores e gerentes de nível intermediário tentando resolver problemas técnicos. Também acontecem com frequência, conflitos entre departamentos, pela disputa de poder, ocasionando a falta de atenção necessária, para as funções gerenciais como:

  •  Planejamento
  • Organização
  • Controle

Prejudicando assim, a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).

Para que isso não ocorra, a empresa deve saber qual é a sua Missão, sua Visão e seus Valores, investindo assim em estratégia empresarial.

É importante, delimitar as posições ocupadas por cada um dos colaboradores, gerando assim:

  • Relações de comando e subordinação
  • Direitos e deveres
  • Responsabilidade

Uma estrutura adequada visa, identificar as tarefas necessárias dentro da empresa, como a organização das funções, a responsabilidade nas informações, na utilização correta dos recursos e Qualificação Profissional de todos os colaboradores, são itens importantes, para o bom andamento de todos os departamentos envolvidos.

Investir em Estrutura Organizacional, é fundamental para o crescimento do Hipermercado.    


  1. CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Para promover o crescimento profissional da equipe e buscar melhoria contínua na empresa. Ficou determinado que todos os Diretores e Gerentes, participarão de uma capacitação, através de duas palestras, com duração de duas horas cada, ambas ministradas pelo SEBRAE SP, O que acontecerá nas dependências do hipermercado, nas datas e horários abaixo descrito:

1ª Palestra ocorrerá dia 25/09/2014 às 19:00 horas.

Apresentação:

  • Melhora na eficácia gerencial: com o intuito de mostrar que a qualidade do trabalho, não esta, em ser o primeiro a chegar e o ultimo a sair. E sim determinar regras simples e claras.
  • Desenvolvimento de Lideres: terá como foco, torna os líderes mais seguros em suas funções, proporcionando ferramentas para conduzir e motivar seus colaboradores na busca de resultados.

2ª Palestra ocorrerá dia 26/09/2014 às 19:00 horas.

Apresentação:

  • Liderança Situacional: mostrará que o líder situacional, é aquele que consegue adaptar-se rapidamente, contornando os problemas de forma a eliminá-los, buscando melhorias para a organização, devendo sempre, manter um canal de comunicação aberto.
  • Construção e desenvolvimento de equipes: indicará os benefícios existentes a partir da formação de uma equipe qualificada, envolvendo a todos para obtenção de um melhor desempenho, com senso de responsabilidade e comprometimento com a empresa e com os colegas de equipe.


  1. PROGRAMA MOTIVACINAL E CAPACITAÇÃO

Ficou claro, que não basta qualificar somente Diretores e Gerentes, mas é de extrema importância, capacitar e motivar seus colaboradores operacionais. O comportamento dos lideres induz o comportamento dos seus colaboradores e isso influencia na obtenção das metas e resultados da empresa.

Outro programa implantando no Hipermercado será a valorização de seus funcionários. Para alcançar o sucesso e ter os seus funcionários comprometidos, a empresa deverá estar em constante atualização. Mantendo sua equipe sempre qualificada, com treinamento, recompensas e reconhecimento do bom trabalho executado, através de promoções e/ou financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (204.6 Kb)   docx (113.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com